Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Descarte consciente de embalagens: campanha da indústria quer conscientizar o consumidor

Article-Descarte consciente de embalagens: campanha da indústria quer conscientizar o consumidor

Descarte consciente de embalagens campanha da indústria quer conscientizar o consumidor.png
A campanha 'Crie Esse Hábito', realizada pela MMA, ABIR E ANCAT, lança vídeo com foco o descarte consciente de embalagens consumidas fora de casa.

A indústria alimentícia tem a responsabilidade de cuidar do que produz, dos produtos ao invólucro. E foi pensando nos resíduos sólidos que a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) se uniu ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e à Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) para lançar a campanha de comunicação "Crie Esse Hábito".

Nesta fase da campanha, um vídeo informativo, fruto de Acordo de Cooperação Técnica, traz informações sobre o descarte correto de embalagens alimentícias consumidas fora de casa. Com a parceria da ANCAT, a campanha também dá destaque para importância e valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis do país.

"Incluir os catadores de materiais recicláveis em uma grande campanha como essa faz todo o sentido. Os catadores são base da cadeia da reciclagem e fazem parte do cotidiano da sociedade. Por isso, além da atividade fundamental que fazem na coleta e separação de resíduos, os catadores são agentes de conscientização ambiental, por representar esse trabalho no dia a dia das pessoas. Essa conexão entre catadores, setor público e iniciativa privada é o que a ANCAT acredita para fazer avançar os números da reciclagem e os resultados sociais e a economia circular”, afirma Roberto Rocha, Presidente da ANCAT.

Relacionado: Como investir e implementar a reciclagem na indústria alimentar brasileira?

O vídeo será veiculado nos canais digitais do Ministério e das Associações.

“Temos feito um trabalho grande no Ministério com a criação de programas para ajudar as cidades a fazer seus planos de ação climática. E, nessa agenda, tratar sobre resíduos sólidos, sua eficiente gestão e responsabilidades, com uma ação integrada do ponto de vista das empresas e dos governos para que essa revolução seja feita em bases sustentáveis”, diz Adalberto Maluf, Secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA, que destaca ainda a importância da inclusão socioprodutiva dos catadores.

Para Victor Bicca, Presidente da ABIR, a campanha "Crie Esse Hábito" é motivo de orgulho para o setor de bebidas não alcoólicas e está alinhada ao tripé de atuação que consiste em informação, inovação e portfólio.

“O novo vídeo educativo garante ainda mais informação à população e consumidores sobre o descarte de embalagens de forma consciente, contribuindo com a sustentabilidade e valorizando o trabalho tão importante dos catadores de materiais recicláveis”, afirma Bicca.

Assista ao vídeo da campanha:

 

Novo acordo entre a ABIR e a ANCAT 

Em março deste ano, a ABIR e a ANCAT assinaram um novo protocolo de intenções com o objetivo de incentivar a economia circular de embalagens em geral, de acordo com as premissas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O acordo estabeleceu apoio ao desenvolvimento de um programa de logística reversa entre as associações, bem como a criação de uma entidade gestora como prevê a legislação vigente.

Além disso, o protocolo também abarca:

  • campanhas de educação ambiental;
  • melhoria contínua do design de embalagens visando a redução de utilização de energia e matéria-prima para sua produção;
  • redução gradativa até a substituição por completo de embalagens de bebidas com baixo índice de reciclagem no Brasil;
  • ampliação da utilização de conteúdo reciclado nas embalagens;
  • ampliação do portfólio de retornáveis;
  • fortalecimento das cooperativas ou entidades associativas de catadores de material reciclável.
 
LEIA MAIS
  1. [Ebook] Reciclagem de embalagens: conheça as ações de grandes indústrias
  2. Ecodesign: entenda como utilizar o conceito muito além da embalagem
  3. Fique por dentro do setor de bebidas não alcoólicas: veja dados sobre o mercado, inovações e tendências
  4. 7 coisas que você precisa saber para reduzir custos com embalagem
  5. Reciclagem: Equação deve unir empresas, governo e sociedade em prol da transformação

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar