O segmento de restaurantes, lanchonetes e outros serviços de alimentação têm aderido às novas tecnologias disponíveis no mercado. Porém, essa adesão tem sido desigual, com alguns perfis de estabelecimentos implementando novas soluções com maior velocidade, conforme a demanda do seu público-alvo e suas possibilidades de investimento.

Essa é uma das percepções que a pesquisa Fispal Food Digital, realizada em 2022 pela Fispal Food Service e Fispal Sorvetes e pela EJFGV, traz sobre esse mercado. Os dados mostram ainda que, mesmo entre os estabelecimentos que não possuem grande adesão às tecnologias, existe a ambição de incluir inovações para melhor atender os clientes, mas o custo pode ser um impedimento, além de outras variáveis.

Para Célio Salles, conselheiro de Administração Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel, a pandemia acabou por tornar mais urgente a necessidade de recorrer a algumas tecnologias. Ele destaca necessidades que foram aceleradas pela pandemia, como redução de custos, aumento da produtividade e atuação em novos canais de vendas. “Soluções tecnológicas são essenciais para o desenvolvimento de soluções para sanar esses pontos”, diz Salles.

Faça o download gratuito do ebook e confira dados atualizados sobre a presença da tecnologia, a função das soluções tecnológicas, os recursos mais utilizados, entre outras questões que dizem respeito ao uso de novas ferramentas nos estabelecimentos de serviços alimentares no Brasil.

Acesse conteúdo exclusivo!

Acesse conteúdo exclusivo!