O projeto de desenvolvimento de um produto alimentício inovador envolve uma série de fatores antes de sair do papel. A partir da concepção da ideia, as pesquisas iniciais começam a acontecer. Elas são importantes porque ajudam a definir as características do item que será produzido e a esclarecer pontos da legislação atual para que o lançamento chegue ao mercado sem o risco de problemas jurídicos.

No vídeo acima, você confere as principais etapas para desenvolver um produto inovador e aumentar sua participação de mercado.

A seguir algumas etapas para inovar na indústria de alimentos e bebidas:

 

Etapas para desenvolver um produto alimentício inovador:

A seguir, veja as principais etapas para desenvolver um produto alimentício inovador:

  • Ideia inicial (também conhecida como briefing);
  • Pesquisa e análise regulatória;
  • Testes de desenvolvimento;
  • Avaliação sensorial;
  • Definição do processo e da tecnologia;
  • Desenvolvimento da embalagem especial e informações de rótulos (algumas com o design do produto e outras que são exigidas por lei);
  • Seleção de fornecedores dos ingredientes e aditivos;
  • Análise da viabilidade técnica e econômica;
  • Produção inicial do alimento.

Cada uma das fases tem suas particularidades e um tempo pré-determinado para a conclusão. Mas é claro que tudo depende da complexidade do produto a ser fabricado, das informações já disponíveis sobre ele no mercado, de órgãos regulamentadores e do modelo de negócio adotado pela indústria que irá desenvolvê-lo.

Breve panorama da indústria alimentícia no Brasil

A indústria alimentícia brasileira representa uma fatia importante da economia nacional. Para se ter uma ideia, o setor inclui desde empresas que preparam alimentos funcionais frescos até empreendimentos que transformam matérias-primas em produtos prontos para o consumo. 

Como resultado disso, a indústria apresentou um bom desenvolvimento nos últimos anos, mesmo com a pandemia. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o segmento registrou um crescimento de 12,8% em faturamento em 2020, atingindo 782,2 bilhões de reais, somadas exportações e vendas para o mercado interno. Os números se manteram positivos em 2021, com uma receita que chegou a 922,6 bilhões de reais. Um aumento de 16,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No ano seguinte, em 2022, a receita registrou uma marca histórica, chegando a 1,075 trilhões de reais, somando exportações e vendas para o mercado doméstico. Esse resultado representa 10,8% do PIB nacional, o que demonstra a grandeza e a força do setor no país.