Depois de decidir pela qualidade dos equipamentos e utensílios da sua cafeteria, o aspecto mais importante para o sucesso de uma cafeteria seja seu layout – ou seja, o posicionamento dos itens dentro do espaço disponível. Toda cafeteria deve ser organizada por, no mínimo, três setores:

 

1. Produção

 

É a área onde estarão localizados todos os equipamentos usados para produzir os produtos oferecidos pela cafeteria, como máquina de café expresso, moinho, gaveteiro etc.

 

O ideal é que todos os equipamentos estejam posicionados de acordo com o fluxo de produção, sendo o primeiro equipamento a máquina de café e o último a lavadora de louça.

 

Também deve haver um espaço considerável para o fluxo de funcionários neste espaço. Você não quer ver xícaras quebrando ou o cliente esperando simplesmente porque ninguém consegue se organizar na área de produção, certo?

 

E, é claro, não se esqueça de posicionar tudo de acordo com as fontes alimentadoras de energia e água. Se a estrutura do espaço não estiver preparada para uso comercial, o mais recomendado é contratar um arquiteto.

 

2. Atendimento

 

É neste setor que você deve posicionar o caixa, o computador e todos os materiais necessários para receber os pagamentos e atender o cliente com qualidade – isto é, sem filas ou “afobação”.

 

Se o espaço for enxuto, como acontece geralmente em shoppings e aeroportos, também é possível usar esta área como escritório. Contudo, vale lembrar que o atendimento ao cliente deve ser sempre uma prioridade – nunca deixe o cliente esperando enquanto você atualiza aquela planilha no Excel!

 

Como lembra Veruska Olivieri, Coach e Consultora de Relacionamento com o Cliente e de Imagem:

 

Quando falamos de atendimento ao cliente em cafeterias, são os pequenos gestos que fazem toda a diferença. O Starbucks, por exemplo, adota a prática de escrever nos copos com um rostinho e chamar o cliente pelo seu nome, substituindo o uso de senhas e fazendo com que o consumidor se sinta especial.

 

3. Mesas

 

Por último, mas não menos importante, o espaço em que os clientes irão desfrutar dos seus produtos enquanto relaxam ou trabalham deve ser pensado com bastante cuidado.

 

Isso porque você não quer um ambiente muito apertado, a ponto de ser desconfortável para os clientes (e seus funcionários) transitarem por ali, mas você também não quer deixar muito espaço “vazio”, pois isso pode dar a impressão que a sua cafeteria está “às moscas”.

 

Também é neste espaço que você deve posicionar, se for o caso, o palco para música ao vivo e uma lareira elétrica para os dias mais frios. Montar uma cafeteria pode não ser a missão mais fácil do mundo, mas com um pouco de criatividade e entendimento é possível oferecer um serviço diferenciado e, consequentemente, alcançar todo o potencial deste modelo de negócio que não para de crescer no Brasil.

 

Esperamos que as informações apresentadas aqui tenham lhe ajudado neste caminho. Para conferir outras dicas focadas no segmento de alimentação fora do lar, não deixe de conhecer os outros conteúdos da Fispal Food Service.