A chamada automação de processos nada mais é do que dispor de recursos e aparatos tecnológicos para otimizarem todos os processos de um estabelecimento food service – da chegada do cliente, passando pelo atendimento, pela eficiência na cozinha e terminando na entrega do pedido e no pagamento, tudo visando a melhora de sua experiência gastronômica.
Confira agora os cinco benefícios da automação, que englobam todas as áreas do estabelecimento:
Melhora o atendimento
Automatizar o sistema pode otimizar todo o processo de atendimento, pois se, por exemplo, o garçom conseguir lançar os pedidos de forma automatizada – e o pedido for instantaneamente recebido na cozinha, certamente haverá mais agilidade na entrega do prato, sem falar no tempo reduzido para o pagamento e na liberação da mesa para os próximos clientes na fila de espera.
E se o estabelecimento contar, ainda, com o cardápio digital, esse tempo de atendimento pode ser ainda mais agilizado, pois bastam alguns toques na tela para que o cliente faça seu pedido, inclusive em relação ao delivery.
Auxilia na gestão das compras e no controle de estoque
Como a gestão de compras também pode ser automatizada em estabelecimentos de alimentação fora do lar, é possível identificar o período em que a última compra foi realizada e quais produtos foram comprados.
Dessa forma, é possível saber se será necessário antecipar a compra de alguns produtos ou se um determinado alimento tem menos saída do que a média de compras dos demais.
Com a automação, também é possível manter um controle sobre os fornecedores atualizado, o que pode garantir a renegociação de contratos e uma oferta de qualidade.
Nesse sentido, os estoques permanecem dentro do nível adequado, ou seja, não há desabastecimento ou desperdício. Aliás, com um bom sistema de automação, o proprietário identifica com mais facilidade quais produtos estão mais frescos e quais estão perto de vencer – o que os torna prioritários no preparo do cardápio.
Ajuda na formação dos preços
Quem é proprietário de um estabelecimento food service sabe que a grande demanda dentro de um mês, e até em um único dia, torna necessário um bom controle das finanças, de modo que haja um lucro no final das contas. E nem sempre essa tarefa é fácil, ainda mais em estabelecimentos de médio e grande porte.
Com a automação, é possível estabelecer uma sugestão automática de preços, levando em consideração os dados da gestão de compras, por exemplo, garantindo que o estabelecimento mantenha a competitividade sem precisar comprometer o lucro e afastar a clientela com preços acima do mercado.
Gera mobilidade ao empreendimento
De forma online, de onde estiver, o gestor tem acesso a informações de vendas, em tempo real, seja de um computador, um tablet ou um celular. Bruno Primati, diretor de consumer da TOTVS, afirma que nessa etapa, é fundamental contar com uma solução flexível e personalizável, para que a empresa tenha autonomia para criar os seus próprios relatórios e análises por dashboards ou dados.
“O resultado se consolida em informações financeiras completas e integradas de vendas, cadastros de produtos, controle de estoque, entre outros processos, que passam a ser controlados de forma eficiente”, afirma.
Ajuda na tomada de decisão
Diante de todas as vantagens citadas nas dicas anteriores, outro benefício da automação de processos é facilmente percebido como uma grande consequência positiva para o estabelecimento: a tomada de decisão.
Afinal, esperar o meio do mês seguinte para conseguir apurar os resultados do mês anterior pode fazer com que o estabelecimento fique enfraquecido e boas oportunidades de crescimento sejam perdidas.
Com a automação, os números estão sempre à mão e em tempo real, fazendo com que sejam rapidamente analisados e utilizados para uma tomada de decisão mais assertiva.
Que tal começar agora mesmo a rever os seus processos, o seu modo de trabalho e iniciar o planejamento de uma grande revolução em seu estabelecimento food service? Essa pode ser, inclusive, a saída para colocar o seu negócio em patamares mais altos, garantindo o seu sucesso e o destaque da sua empresa em meio à concorrência.