A internet popularizou a informação e aproximou clientes de prestadores de serviços. Hoje, todo mundo vê e é visto o tempo todo. E sempre há inovações aparecendo. Uma que tem ganhado forças é a do marketing digital, que tem sido apresentada como ferramenta de baixo custo para alavancar negócios.Basicamente, o marketing digital é a extensão do próprio marketing, a diferença são os meios utilizados, pois envolve todos os aparelhos conectados à internet.
Enquanto no passado era necessário comprar anúncios em revistas, jornais, rádios e TV, atualmente – com planejamento e baixo custo – usa-se as ferramentas digitais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, Whatsapp, influenciadores, e-mail marketing, newsletter e ações no site do estabelecimento.“Todas essas ferramentas são eficazes, mas têm sua hora e forma de utilização”, afirma a sócia-diretora da Conceito Equilíbrio, Caroline Gargantini. A escolha de como e quando usar cada uma delas deve ser discutida para alinhar os objetivos da empresa com as metas a serem alcançadas.
“Não é aconselhável bombardear os consumidores com informações em todos os lugares ao mesmo tempo”, diz Caroline Gargantini.
A especialista explica que o importante é munir o consumidor de informações é uma estratégia para a conversão. Entenda qual seu diferencial e explore isso. Dizer o porquê os consumidores devem te conhecer, mostrar seu diferencial e fotos dos produtos podem fazer com que seus potenciais clientes queiram te conhecer.Um próximo passo é capacitar os colaboradores para receber e fidelizar esses clientes. Como “tudo chega ao mesmo tempo via celular, na palma da mão”, é necessário tornar essas ferramentas eficazes, considerando a velocidade com que o consumidor recebe as informações via celular é o desafio. Afinal, se a empresa não conseguir atender a esses consumidores, eles sairão insatisfeitos e isso pode gerar uma imagem negativa do estabelecimento.
Planejamento adequado da campanha evita prejuízos para a imagem e para a marca
Para evitar dores de cabeça, é recomendável que as empresas interessadas em usar o marketing digital a seu favor conheçam os pontos fortes seu negócio e conheçam seus clientes: quem é ele, onde está, quais redes sociais usa e assim por diante. “Quanto mais você souber sobre seu negócio e seu cliente, mais fácil será traçar uma estratégia para atingir seu público-alvo”.