“Como estamos falando de um comércio é preciso ter um bom ponto (comercial) ”, explica o idealizador do Urbe Café Bar, Fábio Pereira. A decisão do endereço ajuda a definir o horário de funcionamento do estabelecimento. O Urbe, por exemplo funciona em horários variados, dependendo do dia. “Ser 24 horas é caro, perigoso e improdutivo”, alerta Pereira.

Quanto a organização do estabelecimento, como café é um produto de tíquete médio baixo, vale investir em um balcão amplo para ter um rodízio de clientes, afinal a bebida pode ser consumida em pé mesmo; além de corredores que valorizem a passagem do público da porta até o balcão. Dentre os desafios para a manutenção do estabelecimento Pereira lista:

  • Fazer com que um café de qualidade chega à mesa do cliente;
  • Controle de custos, com produto e funcionários;
  • Obter o reconhecimento do público. “Hoje o cliente já entende porque há menos café na xícara. Não é economia do produto”;
  • “A operação de um estabelecimento desse tipo pode ser cansativa”;
  • “Estar no Brasil”, brinca o idealizador do Urbe Café Bar. ” Sempre há novas regras, taxas e impostos”.