Você atendeu mais um cliente na sua cafeteria. Ele, então, resolveu pedir o velho e bom café. Porém, desta vez, ele deseja mais um pouco. Quer um café com acompanhamentos. Você já parou para pensar como aumentar o seu faturamento com isso? Neste post, vamos mostrar como a sua cafeteria pode lucrar agregando mais valor ao cardápio.
Segundo a proprietária da importadora Flavors, Katia Nassuno, a primeira coisa que o empreendedor deve pensar é na qualidade. De acordo com ela, investir em bebidas de qualidade incentiva o cliente a consumir mais.
“Também é importante pensar na diversificação, tanto de bebidas e comidas, quanto de experiências que o cliente pode ter na sua cafeteria, em diferentes momentos de consumo. É possível, por exemplo, oferecer café em diversos métodos de preparo”, explica.
De acordo com a empresária, o chá é outro exemplo e pode ser servido quente e gelado, como uma refrescante bebida de verão. No entanto, o importante é oferecer bebidas associadas a “comidinhas”, que é o chamado pairing.
“O cliente vai para consumir um café, mas se você oferecer junto um bolinho que harmoniza, ele vai apreciar. Acho a ideia muito interessante”, ressalta.
Outra ação que pode ajudar a aumentar o faturamento da cafeteria e abordada por Katia é citar no cardápio a boutique de produtos, que também é conhecida como “lojinha”.
Quais os produtos devem ter no cardápio de cafeteria?
Na opinião de Katia, os produtos mais importantes para uma cafeteria são:
1. Café de qualidade
O café deve ser oferecido em diferentes métodos de preparo. Lembre-se sempre que o café é a alma da cafeteria e a qualidade do mesmo é o que faz o cliente voltar a casa.
2. Mix de bebidas geladas
Segundo Katia, é interessante que o cardápio de cafeteria ofereça um mix de bebidas geladas com chá gelado, café gelado, frapês, smoothies e shakes. Também é importante lembrar que a cafeteria conta com públicos diversificados e que tem diferentes demandas. Além disso, de acordo com Katia, as bebidas geladas são tendência, especialmente entre o público mais jovem.
3. Comidinhas salgadas
Você também pode oferecer comidinhas salgadas que atendam a demanda do seu cliente. “Seja um simples, mas bem feito pão de queijo, seja um cardápio mais elaborado com pratos. No entanto, essas comidinhas precisam contemplar o perfil dos clientes da cafeteria”, lembra Katia.
4. Doces e quitutes
Na opinião da empresária, o cardápio de doces é um dos itens de maior apelo da cafeteria, pois remete à cozinha afetiva, às memórias mais deliciosas dos quitutes de cada família.
O brigadeiro, por exemplo, os bolos em geral, bolo gelado, tortinhas e biscoitos são muito bem vindos nesse cardápio na opinião de Katia.
Como é possível inovar com esses produtos?
Primeiro é preciso entender o mercado onde o empreendedor está inserido. “O mercado de São Paulo, por exemplo, está repleto de ótimas cafeterias e bares que inovam muito em seus cardápios de bebidas e cafés. Então, inovar aqui é mais complexo”, diz Katia.
Segundo ela, para inovar é preciso oferecer diferentes tipos de café, métodos e rituais, tanto de preparo como de consumo. “Em alguns casos, as cafeterias apostam em preparar um método diferente na mesa do cliente, para ele acompanhar o preparo. Outras cafeterias inovam nas xícaras”, lembra.
Segundo Katia, atualmente a tendência das cafeterias é servir o café em copos de parede dupla. Além desses copos serem belas peças, são funcionais e potencializam a experiência de aroma e sabor do cliente.
Outra dica da empresária é pesquisar novas receitas de bebidas e utilizar insumos como chás especiais e xaropes premium. É apreciado, por exemplo, oferecer ao cliente novidades a cada trimestre, no mínimo a cada estação.
Segundo Katia, um cardápio sazonal, com uma lâmina extra é muito importante. Com isso, segundo ela, é possível sentir a aceitação desse novo produto elaborado, sendo uma bebida nova, um blend de café diferente, uma comidinha diferente e aí perceber se isso será aceito ou não para entrar no cardápio definitivo da cafeteria.
Quer ler mais conteúdos como este? Faça o download gratuito do e-book sobre Tendências em ingredientes para 2024.