Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Dia do Biscoito: alimento é o lanche preferido de 78% dos brasileiros

Article-Dia do Biscoito: alimento é o lanche preferido de 78% dos brasileiros

Dia do Biscoito alimento é o lanche preferido de 78% dos brasileiros.png
Seja biscoito ou bolacha, em qualquer região do Brasil, o produto é considerado saboroso e crocante, além de ser valorizado por ser rico em fibras e vitaminas, revela pesquisa

Nesse dia 20 de julho é comemorado o Dia do Biscoito. Não é à toa que o alimento está no calendário dos brasileiros: segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), que criou a data em 2016, 80% dos adultos consomem algum tipo de biscoito diariamente, ou pelo menos semanalmente, e é o consumo preferido de 78% durante o trabalho.

O estudo, realizado pela Indexsa em 2023, revela que os principais atributos do biscoito são sabor, crocância, teor de fibras e vitaminas. Além de se um produto democrático e que traz praticidade no consumo do dia a dia, é considerado um lanche gostoso e saudável.

“Sabemos que o biscoito é um alimento que tem a penetração de 99,7% dos lares brasileiros. Ele é prático e uma opção conveniente para lanches rápidos, consumo fora de casa e até mesmo em uma receita ou em uma refeição, por exemplo”, comenta Claudio Zanão, presidente da ABIMAPI.

Relacionado: Mercado de biscoitos: panorama, oportunidades e desafios

Em 2022, o setor teve um crescimento de 21% em valor de vendas (após ter sofrido queda durante a pandemia de covid-19), movimentou R$ 29 bilhões e 1,5 milhões de toneladas em volume de vendas.

“A indústria se mantém forte, sempre trazendo inovações para o mercado, em busca de atender as mais diversas necessidades do consumidor. Tanto que, para o ano de 2023, a previsão é de que o varejo de biscoitos no Brasil atinja em média de 3% a 5% de crescimento em volume”, revela sobre a projeção da ABIMAPI para este ano.

indústria de biscoito.png

Sobre ocasião de consumo, a pesquisa mostra que os brasileiros consumem biscoitos nas seguintes situações:

  • 78% enquanto estão trabalhando
  • 37% enquanto assistem TV
  • 48% nos intervalos entre as refeições
  • 46% no café da manhã
  • 65% dizem utilizar o biscoito como ingrediente em receitas

Entre os biscoitos doces e salgados, é difícil de escolher, por isso 52% dos brasileiros dizem preferir os dois. Analisando por faixa etária, 69% dos respondentes entre 18 e 39 anos têm preferência por biscoitos doces.

O ranking por região de consumo diário é liderado pelo Sudeste (50%), seguido do Nordeste (48%), Centro-Oeste (46%), Sul (36%) e Norte (28%).

O estudo, realizado pela Indexsa, analisou uma mostra de 4.672 pessoas acima de 18 anos, nas cinco regiões brasileiras.

 

LEIA MAIS

  1. Anvisa muda regras para classificação de alimento integral
  2. Redução de açúcar: como vencer esse desafio no desenvolvimento de produtos?
  3. FAO/OMS revisa a lista de alergênicos alimentares do Codex Alimentarius
  4. White Paper: A nova confeitaria e sua transformação no food service
  5. Benefícios das vitaminas e minerais na indústria de alimentos
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar