Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Potencialize a Black Friday no seu Restaurante

Black_friday_shutterstock.jpg
É tempo de retomada do Food Service! Confira 7 dicas para aproveitar a data de ofertas para atrair o público e obter lucro.

O mercado de Food Service passou por maus bocados nestes últimos 18 meses. É hora de retomar as atividades com força total e nada melhor do que aproveitar uma data focada em promover as vendas para trazer o consumidor de volta ao seu estabelecimento.

A Black Friday ficou conhecida nos Estados Unidos em 1990 como a abertura da temporada de vendas natalinas (que começa no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças). Os primeiros movimentos no Brasil aconteceram em 2010, quando o e-commerce começou a ter expressividade. Como muitos consumidores associavam a data com a venda de eletrônicos, os sites de comércio eletrônico passam a olhar como uma oportunidade.

De lá para cá, a cada ano, a Black Friday vem ampliando cada vez mais para quase todos os segmentos do comércio e serviços. Já tivemos uma ampliação para Black Weekend, Black Week e até Black November. Enfim, tudo por mais vendas!

A ideia que fazemos da Black Friday é aquela de centenas ou até milhares de pessoas se amontoando para comprar aqueles eletrônicos “quase de graça” — estilo “aniversário do Guanabara”. Nos Restaurantes — com raríssimas exceções — não tem sido desta forma, mas devemos aproveitar.

Engaje seu público na Black Friday

Agora que você já sabe como a Black Friday veio parar por aqui, como você pretende aproveitá-la este ano no seu Restaurante?

Confira a seguir 7 boas dicas que vão ajudar a engajar seu público na Black Friday:

  1. Use as mídias Sociais

Aproveite a força e o efeito das mídias sociais e vá soltando pequenos spoilers do que pretende oferecer. Outra opção é criar enquetes buscando engajar seu público a dizer o que preferem “ganhar” na Black Friday. Você pode fazer isto desde já!

  1. Não se limite à sexta-feira

Utilize descontos durante toda a semana da Black Friday e não somente na sexta-feira. Pense em benefícios diferentes a cada dia, assim você faz com que o mesmo cliente possa consumir mais de uma vez. Se não usar a semana inteira, aproveite ao menos o final de semana todo.

  1. Promova de fato descontos

Crie combos com descontos mais agressivos (70% a 90%) ou agregue produtos gratuitos e abuse e use da palavra GRÁTIS, se de fato estiver sendo. Não caia naquela de “Black Fraude”: a pior coisa que você pode fazer é subir o preço para então dar o desconto. Se não puder dar o desconto real, melhor não fazer nada!

Sempre fique atento ao seu custo para ter certeza de que no final das contas você não terá prejuízo — aqui estou falando de todas as vendas, em alguns casos talvez você possa (ou tenha) que sacrificar sua margem de lucro de alguns itens no objetivo de trazer o cliente para sua operação e ele também vai consumir outros produtos.

  1. Ofereça outros produtos junto com a sua promoção

Como falamos acima, é importante que você não tenha prejuízo no todo. Assim, você pode promover uma boa sobremesa grátis (não estou falando de dar balinhas!), mas vincular à compra de algum prato principal. É importante trazer o cliente para consumir também outros produtos. Mas lembre-se: se oferecer algo e o cliente quiser somente aquilo, cumpra o prometido!

  1. Prepare uma boa comunicação visual

Lembrando que estamos lidando com comida, é fundamental ter boas fotografias, que despertem o apetite do cliente — em qualquer comunicação visual de restaurantes temos que ter esta preocupação, mas na Black Friday comunique-se ainda melhor.

  1. Aumente seu mailing

Aproveite para aumentar seu mailing cadastrando os consumidores que quiserem retirar seus cupons: crie um local online, onde possam fazer este cadastro e baixar seus cupons promocionais. Existem diversas ferramentas gratuitas na web para isto.

Se você já tiver um mailing, não deixe de comunicá-los das suas promoções de Black Friday.

  1. Participe das Black Fridays dos marketplaces

Se você participa de algum marketplace, entre também nas promoções de Black Friday que eles promovem. Embora o custo seja alto, traz um enorme fluxo para o seu delivery e você certamente ganhará novos consumidores.

Outros portais de cupons e marketing em geral costumam promover ações nesta época, fique ligado e embarque nelas.

Aproveite os recursos que a tecnologia pode te oferecer, em termos de aplicativos e sistemas de gestão, e boas vendas!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar