A importância dos minerais para a saúde humana tem sido cada vez mais reconhecida. Embora eles possam ser encontrados em fontes alimentares, como frutas e vegetais, a maioria da população não ingere, por esse meio, a quantidade adequada e preconizada pelas agências de saúde.
Nesse cenário, o uso de suplementos minerais que possibilitam a satisfação das carências nutricionais tem sido prática clínica comum. Dada a ampla gama de fontes minerais disponíveis no mercado, a escolha da fonte adequada é primordial para garantir a efetividade e a segurança clínica.
Conversamos com o Dr. José João Name para melhor entender qual o papel dos minerais quelatos para a saúde e como a escolha da fonte pode influenciar a eficácia de um suplemento.
Dr. Name, o que são minerais quelatos e como eles são utilizados na indústria alimentícia?
Os minerais quelatos são minerais formados a partir da reação ocorrida entre um íon metálico e aminoácidos, resultando em uma molécula que apresenta três propriedades: carga elétrica neutra; constante de estabilidade adequada para manter o composto estável nos diferentes pHs do trato gastrointestinal; e peso molecular dentro do limite necessário para atravessar as membranas celulares e ser absorvida no intestino.
Os minerais quelatos podem ser utilizados com sucesso na fortificação de alimentos bem como em suplementos alimentares, garantindo produtos de qualidade e alto valor nutricional.
Quais os benefícios dos minerais quelatos para o organismo?
Dada a sua forma química, esses minerais apresentam características especiais que os diferenciam dos demais compostos minerais. De fato, os minerais quelados a aminoácidos são neutros eletroquimicamente e não interagem com medicamentos, não formam complexos insolúveis com outros minerais nem competem com eles pelo sítio de absorção. Essas características conferem aos minerais aminoácidos quelatos uma alta biodisponibilidade, superior a todos os outros compostos minerais.
Outra vantagem é a diminuição ou, até mesmo, ausência de efeitos colaterais típicos da suplementação mineral.
Por que escolher os minerais quelatos Albion™?
Os minerais quelatos Albion™ apresentam documentação clínica da sua alta biodisponibilidade e da redução de efeitos colaterais. A excelência dessa fonte mineral é reflexo da qualidade do processo produtivo utilizado pela Albion. Essa é a única empresa que comprova a real quelação dos minerais. Mediante o método patenteado TRAACS (do inglês, The Real Amino Acid Chelate System), a Albion confirma que, de fato, o mineral está ligado ao aminoácido.
Saiba mais sobre os minerais quelatos Albion no site da Kilyos!
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/kilyosnutrition/ / Instagram: https://www.instagram.com/kilyosnutrition/ / Telefone: (11) 2925-6035 / E-mail: [email protected]