Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

FiSA BrainBOX: Meats & meats products

FiSA BrainBOX - meats & meats products.jpg
Muitos são os avanços que a indústria ainda pode fazer em relação às carnes, considerando que o consumidor está mais atento à qualidade dos produtos.

Com a situação econômica, cenário de crise dos últimos anos e as consequências da pandemia da Covid-19, o brasileiro reduziu o seu consumo de carne vermelha, especialmente devido ao preço dos alimentos. Ainda assim, a carne e os produtos processados de carne apresentam grande destaque no mercado de alimentos. A substituição da carne bovina pelas carnes alternativas à base de produtos vegetais ou as análogas, promete reduzir as concentrações de CO₂ e atender aos consumidores que buscam sabor e estão preocupados com os impactos ambientais.

No contexto do impacto na saúde humana, o consumo de carne e seus derivados processados apresentam uma série de fatores associados a maior risco de desenvolver doenças renais, menor densidade mineral óssea, danos no tecido cerebral, hipertensão arterial, obesidade e câncer gástrico. Isso se deve ao conteúdo de lipídeos, nitrito/nitrato e o sódio adicionado às carnes. Os produtos à base de carne contribuem com 20% da ingestão habitual total de sódio.

A procura por compostos fenólicos para reduzir eventos deteriorativos aos produtos cárneos vem sendo cada vez mais especulada pela indústria como um manejo “natural” e poderia trazer benefícios para a saúde humana. Ainda assim, as carnes apresentam elevada densidade nutricional com alta biodisponibilidade e qualidade em nutrientes. Mais recentemente tem sido estudado a qualidade nutricional das carnes de acordo com a forma como os animais são criados, se em pastos ou livres, e a forma de alimentação dos mesmos, o que parece contribuir para um produto de qualidade superior.

Muitos são os avanços que a indústria ainda pode fazer em relação às carnes e seus produtos, considerando que o consumidor está mais atento à qualidade, à sustentabilidade e ao valor dos produtos. 

Quer entender melhor sobre o atual cenário do mercado de proteínas animais e as oportunidades do setor? Assine o FiSA BrainBOX e confira este paper completo!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar