A competitividade e a concorrência estão aumentando em todos os mercados. Afinal, a difusão e a facilidade em encontrar informações fizeram com que o consumidor se tornasse mais exigente e antenado às tendências, forçando a gestão da qualidade a se aprimorar para atender à demanda.
Essa realidade também impacta diretamente a indústria de alimentos e bebidas. “Dentro de uma indústria alimentícia, requisitos básicos a serem atendidos estão atrelados ao atendimento das expectativas de consumidores finais e clientes dentro da cadeia de produção de alimentos”, alertam os instrutores de formação profissional, Cyleni Regattieri e Marcelo Eduardo Frezza, da Escola Senai Horácio Augusto da Silveira, de São Paulo.
Nesse sentido, se atentar à gestão da qualidade na indústria de alimentos e bebidas é fundamental. Quer entender melhor sobre os processos que não podem ser deixados de lado? Acompanhe!
Como evitar desperdícios durante o processo de gestão da qualidade?
Uma gestão de qualidade ineficaz invariavelmente aumentará os desperdícios de matérias-primas, tempo e dinheiro. Ao mesmo tempo, os requisitos que precisam ser atendidos na indústria de alimentos e bebidas atravessam uma rede de necessidades muito abrangente, que começa com requisitos legais e de ordem econômica.
De acordo com os especialistas, esses requisitos podem ser:
- Volume/peso;
- Rendimento;
- Rotulagem apropriada;
- Estabilidade durante vida de prateleira declarada;
- Nível máximo de aditivos e contaminantes;
- Teor mínimo de nutrientes.
Dessa forma, é preciso estar atento à legislação e aos processos referentes ao produto que está sendo tratado. Novamente, a organização, a padronização de procedimentos e o planejamento fazem toda a diferença para que os desperdícios sejam evitados.
Padronização e organização
O primeiro passo para que nenhum processo importante seja deixado de lado na gestão da qualidade é a organização. Afinal, quem trabalha nessa área sabe que existem diversos gerenciamentos que precisam ser realizados diariamente, e, deixar um deles de lado, pode acarretar em sérios problemas para a empresa.
Dessa forma, padronizar os procedimentos é fundamental para garantir a qualidade dos produtos finais. Todas as etapas devem ser executadas uniformemente, independentemente da pessoa que esteja realizando a atividade.
Além disso, a organização ajuda a identificar gargalos e práticas ineficientes, permitindo melhorar ainda mais a gestão da qualidade de alimentos e bebidas.
Planejamento e visão global
Outro ponto importante para a gestão da qualidade na indústria de alimentos e bebidas está no planejamento. Não é incomum que os profissionais da área acumulem outras funções ou vivam “apagando incêndios”.
Quando isso acontece, a área perde a visão estratégica e não consegue atuar de maneira preventiva. O resultado é um aumento de custos e de revisões, o que acaba atrapalhando todo o processo.
Contar com uma visão global de toda a indústria e das exigências dos consumidores, ao contrário, ajuda a tornar a gestão da qualidade mais eficaz, colaborando, assim, para aumentar a competitividade do negócio de maneira geral.
Pontos a serem monitorados para garantir a qualidade
Cyleni Regattieri e Marcelo Eduardo Frezza apontam alguns fatores que devem ser constantemente monitorados para garantir uma qualidade maior na indústria de alimentos e bebidas. São eles:
- Matérias-primas e fornecedores;
- Infraestrutura e ambiente de trabalho;
- Outros elementos essenciais, tais como: utilidades, manutenção, calibração, controle de pragas e controle de contaminantes;
- Controle do processo;
- Práticas operacionais;
- Capacitação de pessoal e definição de responsabilidades;
- Comunicação com clientes e consumidores;
- Rastreabilidade;
- Distribuição;
- Ciclo de aprendizagem;
- Confiabilidade e preservação de informações;
- Comprometimento dos altos níveis hierárquicos.
“Nenhum dos elementos de gestão é totalmente independente dos demais e o não atendimento de um deles é capaz de comprometer grandemente a capacidade de fornecimento de um produto na qualidade e inocuidade esperada”, complementam os especialistas.
Por isso, é fundamental manter as pesquisas atualizadas e revisar constantemente os processos. Assim, será possível identificar falhas com agilidade e tornar a gestão da qualidade mais eficaz!