Sol, praia, férias, calor e sorvete, é claro. Esses são alguns dos elementos indispensáveis para curtir o verão no Brasil. Talvez seja por isso que há uma tendência de que o mercado de sorveterias esteja em constante crescimento no nosso país.
Quem é proprietário de sorveterias precisa aproveitar as oportunidades e assim obter mais resultados positivos para o seu negócio.
Para que você entenda mais sobre esse cenário, em 2020, conversamos com Eduardo Weisberg, presidente da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). Confira, a seguir, informações que conseguimos por meio dessa conversa.
Ranking de consumo no mercado de sorveterias
O presidente da ABIS destaca que, apesar de ainda não ter sido finalizado o balanço de 2019, há uma estimativa de que as vendas do ano ultrapassem as de 2018, que alcançou um montante de R$ 13 bilhões de reais, com mais de 1,2 bilhão de litros de sorveres vendidos no país.
Weisberg, ao analisar os resultados obtidos, classifica um ranking de consumo para o mercado de sorveterias. Ele explica que o tipo mais vendido é o sorvete de massa, seguindo do picolé e do soft. Os números oficiais devem ser divulgados até o primeiro trimestre de 2020.
Crescimento nas vendas
Quando abordado sobre o crescimento nas vendas, Weisberg afirma que, nos últimos anos, o mercado de sorveterias tem tido uma taxa positiva, com aumento que varia de 0,5% a 3%. Segundo ele, são “índices interessantes, levando-se em conta o período de retração econômica que temos enfrentado”.
Para que o setor cresça ainda mais, a ABIS pretende expandir o seu mercado de atuação em 2020. “Vamos adotar novas ações de expansão com o objetivo de aumentar o número de empresas do setor e, com isso, promover mais geração de empregos. A ABIS quer participar diretamente do crescimento econômico brasileiro nos próximos anos”, enfatiza Weisberg.
Dia Nacional do Sorvete
A criação do Dia Nacional do Sorvete, celebrado em 23 de setembro, tem contribuído para que o setor se impulsione, uma vez que as campanhas em torno da data estimulam o consumo do alimento.
Weisberg afirma que “por meio da divulgação das vantagens e benefícios do sorvete, ressaltando sempre a sua qualidade e valor nutritivo, se agrega conteúdo para o incremento da ingestão do produto”.
O presidente da ABIS ainda comenta que, “a saudabilidade do sorvete é um conceito que vem sendo incorporado paulatinamente pela indústria com reflexo direto no mercado consumidor. A sua prevalência, em consequência, tem sido cada vez mais expressiva”.
De acordo com dados da ABIS, existem no Brasil mais de 10 mil empresas ligadas à produção e comercialização de sorvetes, industrias e artesanais. Isso gera mais de 100 mil empregos diretos e mais de 200 mil indiretos.
Como destacou Weisberg, a ABIS atuará ao lado de empresários em 2020, para que o mercado de sorveterias tenha ainda mais crescimento e resultados positivos. Essa é uma oportunidade ímpar para quem deseja investir na área.