Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Cinco soluções simples e acessíveis para controle de qualidade nos frigoríficos

Article-Cinco soluções simples e acessíveis para controle de qualidade nos frigoríficos

5 soluções simples para controle de qualidade nos frigoríficos.png
De fitas para detecção de vazamentos a aspiradores de resíduos, confira alguns itens fundamentais para evitar problemas de contaminação.

Altos investimentos com robôs cada vez mais inteligentes para as etapas de corte da carne, Internet das Coisas nas máquinas para embalagem, sistemas otimizados com uso de dados e outras tecnologias para medir a precisão das etapas do processo de produção podem ser arruinados se o básico não funcionar, como o controle de qualidade.

Por isso, livrar sistemas de drenagem da contaminação, evitar que itens de controle se misturem ao produto, conter vazamentos de gazes e outras tarefas básicas podem ser feitas de maneira eficiente – e barata – com alguns itens simples.

Confira cinco soluções acessíveis para manter um rígido controle de qualidade dentro dos frigoríficos apresentadas durante a TecnoCarne 2022, que aconteceu em junho, em São Paulo. 

 

1.     Fita de detecção de vazamento de amônia

A fita de detecção de vazamento de amônia da Nitto permite identificar com maior precisão o local do vazamento do gás em câmaras frias, evitando que a dispersão aconteça por tempo prolongado causando riscos aos funcionários, ou que a produção seja interrompida por muito tempo para identificação do local afetado.

O produto é feito na cor branca e seu tom fica azulado diante da presença do gás amônia. Quanto maior a presença do gás, mais forte é a tonalidade do azul. Com o tempo, depois de interrompido o vazamento, a fita vai perdendo a tonalidade azulada e voltando para a cor original em até sete dias. A validade da fita é de seis meses, depois, o aconselhável é trocá-la.

Isabelle Costa, da área de engenharia de aplicação TS&D da Nitto, diz que a fita deve ser aplicada em volta de válvulas, conexões, tubos e encanamentos, e que o produto não substitui sensores, mas complementa seu uso.

“As técnicas para detecção de vazamento de amônia podem falhar na hora de apontar onde está ocorrendo exatamente o vazamento. Para isso, as empresas costumam exigir a parada de um operador”, explica. Com a fita aplicada no local certo, a conferência é facilitada, em diferentes locais e sob diversas condições. “Pode ficar exposta a temperaturas limite em câmaras frias utilizadas pelas indústrias de alimentos variados e bebidas”, completa Isabelle.

 

2.     Linha de drenagem de alta capacidade  

A qualidade e capacidade do sistema de drenagem dos frigoríficos também é um ponto importante que as fabricantes que atendem o setor procuram resolver. A Brasmo oferece sistemas de ralos que conseguem reter até sete litros de volume, com sifão antirrefluxo para evitar que os resíduos retornem e contaminem a produção. Além disso, o sistema da Brasmo oferece sistemas em PVC e PPA voltados para frigoríficos (linhas 304 e 316 L) que prometem resistência maior a condições extremas.

A linha de drenagem, produzida na Dinamarca, “é pensada para as áreas de produção. Quando você tem uma vistoria, ou auditoria, essas drenagens vão atender a FSSC 22000 e outras exigências. Vão garantir que seu produto, seu lote de produção de carne, não se contamine pelo sistema de drenagem”, garante Priscila Thomaz, assessora executiva da empresa.

 

3.     Pastas para controle e operação de receitas

A Isoflex possui pastas resistentes a água que garantem que informações necessárias à produção se mantenham intactas, e que não haja perda de material de controle que possa vir a se misturar com a produção. Durante a TecnoCarne, a pasta ficou mergulhada durante os quatro dias de feira dentro de um aquário para demonstrar a resistência à umidade.

“Essas pastas são para utilizar em ambientes com umidade ou onde tem óleo e poeira. Isso vai proteger bem documentos e instrumentos de trabalho. É muito utilizada na indústria de alimentos”, detalha a representante da Isoflex, Bruna Palczuk. Os modelos podem ser encontrados em A3 e A4.

 

4.     Displays em PVC e cavalete em inox

A parte de quadros para sustentação de informações dentro do frigorífico da Isoflex conta com um modelo com tela em PVC. “Como não é MDF, não tem esse perigo de danificar depois de molhar. O PVC é bem indicado para o segmento de frigoríficos”, avalia Bruna. 

Além da tela, a borda em alumínio e o cavalete em inox também são pensados para suportar umidade e temperaturas extremas. “Esse modelo é fornecido para JBS e Seara porque é o único que pode ser usar dentro da fábrica”, acrescenta a representante da Isoflex.

 

5.     Aspirador para frigoríficos

A linha RGS de aspiradores da Brasmo funciona a bateria para evitar choques durante a limpeza de frigoríficos e demais áreas húmidas, e a carga tem em média três horas de duração.

O aspirador da Brasmo permite coletar pedaços de carne e osso ou qualquer tipo de resíduo sólido, assim como sangue, água e outros líquidos. O equipamento permite separar os resíduos em seu interior, facilitando a limpeza do ambiente e a identificação. “É uma facilidade que a Brasmo trouxe para limpar toda a área de produção e não ter que ficar recolhendo pedaços de carne, água e sangue”, explica Priscila Thomaz, representante da Brasmo na TecnoCarne 2022.

 

LEIA MAIS

Fispal Tecnologia e TecnoCarne marcam retomada do setor 

Bem-estar animal melhora a qualidade da carne e aumenta a produção

TecnoCarne destaca sustentabilidade, custos de produção e inovação

Ciclo de palestras TecnoCarne aborda tendências e novidades do mercado de processamento de proteínas

Processamento acelerado da carne

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar