As indústrias de alimentos e bebidas que investem em uma estratégia de comunicação integrada podem aumentar o ROI. Foi o que mostrou Leandro Machado, coordenador de marketing digital da Deloitte, durante o Fórum de Marketing Digital, na Fispal Tecnologia.

Sob o tema “ROI em Marketing Digital – Como mensurar e apresentar a geração de leads e criar experiências para clientes”, ele abordou uma série de estratégias que ajudam a impactar o consumidor, independente do momento da jornada em que o consumidor se encontra.

O especialista alerta que a jornada do consumidor (descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução, decisão de compra) nem sempre é linear – e por isso é preciso cada vez mais integrar os canais para atrair todo o seu público com a comunicação certa, e na hora certa.

Utilize a automação de marketing a seu favor

Utilizar ferramentas a favor da divulgação da sua empresa traz resultados impressionantes. Leandro listou alguns dos benefícios de automação que mostram a importância de sua implementação.

– Efetividade de comunicação

– Eficiência no esforço de vendas

–  Maior rentabilidade

– Melhor experiência e engajamento

– Atualização e qualificação da firma

– Aumento da utilização do CRM

– Mensuração de ROI

– Visão integrada dos touchpoints

Mas a automação de marketing não deve ser a única estratégia para aumentar os resultados. Leandro explica que além das redes sociais da marca bem alimentados e com uma comunicação alinhada, os representantes também precisam ter um discurso alinhado – principalmente no mercado B2B, onde as pessoas tendem a ser mais analíticas.

“É muito importante que os executivos estejam nas redes sociais. Além de trabalhar o personal branding, essa estratégia ainda consegue alavancar os negócios”, finaliza.