Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

FiSA encerra evento híbrido com oportunidades de negócios e networking

Article-FiSA encerra evento híbrido com oportunidades de negócios e networking

FiSA encerra evento híbrido com oportunidades de negócios.png
Após três dias de atrações, conteúdo de qualidade e muito networking, visitantes e expositores comemoram o reencontro presencial. O evento reuniu mais de 10 mil pessoas no São Paulo Expo, de 9 a 11 de agosto.

A principal plataforma na América Latina para a conexão entre fornecedores de ingredientes e a indústria de alimentos e bebidas, a Food ingredients South America (FiSA) voltou a ser realizada pela Informa Markets em um formato inovador, com uma nova proposta figital (físico + digital). Entre os dias 09 e 11 de agosto, a 24ª edição do evento reuniu mais de 10 mil participantes e mais de cem empresas expositoras no São Paulo Expo, oferecendo conteúdo de alta qualidade e oportunidades de negócios e networking. Quem não pôde comparecer ao pavilhão teve a chance de conferir transmissões online na plataforma digital Fisa Xperience.

“O clima foi incrível. Registramos corredores, estandes e auditórios cheios, e colhemos inúmeros relatos de pessoas felizes só por poder voltar a frequentar o evento. A vontade dos profissionais do mercado em reviver um encontro tão tradicional, somada a todas as transformações no cenário da alimentação, resultou numa edição de altíssimo nível. Muitos expositores comentaram conosco sobre a qualificação do público, formado por executivos de alta influência nos departamentos de procurement e inovação”, comenta Diane Coelho, Gerente de Negócios da FiSA. 

Avaliações positivas predominaram entre os visitantes. Sirlei Costa, proprietária de uma empresa de trading, visitou a FiSA para fazer novas conexões, olhar as novidades e se inteirar das inovações no setor de alimentos. “A minha empresa tem escritórios nos Emirados Árabes e na China. E nós viemos conhecer alguns produtos específicos, como o óleo de girassol em pó da Alibra”, afirmou.

Para Bruna Medeiros, coordenadora da Casa dos Aromas, a inovação também foi o que mais a atraiu. “Vim à FiSA para conhecer as novidades e estabelecer contato com alguns fornecedores, além, é claro, de estreitar os negócios”, disse.

Para os expositores, a volta à FiSA presencial foi um sucesso. “Foi gratificante participar mais uma vez do evento, que é referência para o mercado em que atuamos. A FiSA é um ponto de encontro consolidado, em que interagimos com os clientes e apresentamos as nossas soluções de uma forma especial. Recebemos visitas importantes ao longo dos três dias, capazes de alavancar negócios por meses e, tomara, muitos e muitos anos”, afirmou Sandra Lucchetti, coordenadora de marketing para a América do Sul da GELITA.

Clarice Nagata, coordenadora de contas da U.S. Dairy Export Council (Conselho de Exportações de Lácteos dos EUA), compartilhou opinião similar.A feira foi muito boa. Estávamos com um pouco de receio em razão da pandemia, mas o público superou as expectativas. Serviu tanto para fortalecer relacionamentos que já tínhamos – na América Latina, o face to face é muito importante – como para conhecer novas empresas e gerar novos negócios. O setor de alimentos não para, sempre busca a inovação e o crescimento”.

Sustentabilidade, um desafio inescapável

“Não podemos mais encarar a responsabilidade ambiental como algo para amanhã. Até porque, se não cuidarmos da mitigação dos impactos ao planeta em regime de urgência máxima, esse amanhã estará comprometido”, lembrou Clélia Iwaki, diretora do portfólio de Alimentos & Bebidas da Informa Markets, na plenária que, na manhã de 9 de agosto, deu o pontapé inicial no Summit Future of Nutrition.

A indústria de alimentos e bebidas tem grande responsabilidade nesse sentido: uma estimativa da FAO-ONU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) aponta que o sistema alimentar é responsável por 34% das emissões globais de gases de efeito estufa. O plant-based, proteínas cultivadas e o upcycling (reaproveitamento de subprodutos agroindustriais em novos alimentos para nutrição humana e animal) podem contribuir para reduzir esse índice, ajudando também a promover, em longo prazo, um melhor manejo de recursos ambientais (uso de terra e água, por exemplo).

Ademais, uma visão mais sustentável no setor pode contribuir para erradicar a fome no mundo. Na FiSA, Gustavo Chianca, representante assistente no Brasil da FAO-ONU, salientou que não falta comida no mundo – a produção é maior do que a demanda. “Mesmo assim, existem cerca de 800 milhões de pessoas em insegurança alimentar e podemos chegar a um bilhão de famintos dentro de cinco ou seis anos”, disse. Entre os motivos do problema estão o desperdício e as perdas ao longo das cadeias de abastecimento, que também foram temas de sessões do congresso.

A sustentabilidade não esteve somente nos conteúdos e nas ofertas dos expositores, mas permeou todo o evento. A Informa Markets utilizou na FiSA credenciais de papel, materiais impressos com certificação FSC (Conselho de Manejo Florestal) e incentivo à devolução pelos visitantes, na saída do pavilhão, das bags de plástico recebidas na entrada, para reutilização em outros eventos, entre outras ações. Além disso, a organização priorizou o uso de iluminação de LED, de maior eficiência energética, incentivou o uso de transporte público e as caronas solidárias para redução de gases, promovendo ainda coleta seletiva de orgânicos e recicláveis. Outra ação de destaque foi a parceria com a Fruta Imperfeita para a distribuição aos convidados de frutas com alguma imperfeição visual, normalmente descartadas pelo mercado mesmo estando totalmente aptas para o consumo. 

Padaria escola

Como ação de responsabilidade social, a FiSA abriu espaço para a Padaria Escola Tiãozinho. Trata-se de um projeto que tem como objetivo oferecer capacitação profissional à população do bairro de Americanópolis, na capital paulista, de modo a inserir pessoas no mercado de trabalho.

Coordenada pela Safrater, organização da sociedade civil (OSC), a iniciativa compreende cursos de aperfeiçoamento para a produção de bolos, salgados, doces, pães e chocolates em uma padaria própria, com foco na geração de renda. A Safrater tem a parceria do Senai – que disponibiliza os professores, fornece insumos e ingredientes, e certifica os alunos –, e da Informa Markets.

Transmissões online

Quem não pôde comparecer ao pavilhão São Paulo Expo teve a oportunidade de acompanhar alguns takes da FiSA por meio da plataforma digital FiSA Xperience. Além de assistir às transmissões na plataforma, o público teve a chance de entrar em contato com os expositores e de conferir os conteúdos do Warm Up, evento digital de aquecimento da feira híbrida.

Mesmo com o encerramento do evento híbrido, os profissionais da indústria poderão continuar a desfrutar de conteúdos exclusivos, incluindo momentos do Summit Future of Nutrition, na plataforma FiSA BrainBox.

TAG: fisa
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar