O mercado de pizzarias do Brasil contabiliza mais de 34 mil estabelecimentos ativos e cresce continuamente. Com a expansão do setor, aumenta também a necessidade da presença feminina na gestão dos estabelecimentos. Segundo a “Pesquisa Setorial de Pizzarias APUBRA 2024”, apenas 11% dos estabelecimentos são liderados por mulheres, evidenciando uma baixa representatividade feminina.
De acordo com o levantamento da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), produzido em parceria com a Galunion (consultoria especializada em food service), 24% das colaboradoras são mulheres. Este dado mostra que as mulheres também têm pouca participação nas equipes operacionais, desde a linha de produção até funções estratégicas na administração e atendimento ao cliente.
Mesmo com o avanço da presença feminina, o setor precisa ampliar o espaço para uma transformação feminina, onde a diversidade de gestão possa impulsionar inovação, qualidade e eficiência nos negócios.
“As mulheres desempenham um papel fundamental na consolidação e modernização das pizzarias brasileiras. Seja à frente da gestão ou no operacional, elas trazem renovação, criatividade e um olhar estratégico para o desenvolvimento do negócio, o que beneficia diretamente na experiência do consumidor”, destaca Leandro Goulart, presidente da Apubra.
A presença feminina fortalece a qualidade das pizzarias e amplia o potencial de crescimento econômico do segmento. “Entre os desafios deste mercado para atrair mais mulheres, seja para o comando ou para a operação das lojas, estão criar processos eficientes, desenvolver uma cultura organizacional sólida, atuar na capacitação de equipes e na gestão de pessoas, além da conquista de respeito em ambientes historicamente masculinos”, acrescenta Goulart.
Além de reconhecer importância da presença feminina no mercado de pizzarias, a Apubra trabalha para oferecer suporte contínuo, capacitação e networking para que mais mulheres possam transformar suas habilidades em negócios de sucesso. Assim, como mediadora fundamental neste processo de inclusão das mulheres no segmento, a associação desenvolve uma articulação constante para fomentar as oportunidades para elas no mercado de pizzarias.
Empreendedorismo feminino
Para muitas mulheres, investir neste setor tem se mostrado uma oportunidade de independência financeira e realização profissional.
As chefs Alessandra Rocha e Mariana Soncin, da Pizzeria Di Limone, abriram as portas há 9 meses, com a ideia de seus maridos tocarem o empreendimento, porém eles foram recolocados no mercado e a missão ficou para as mulheres. “A gente fala que foi um golpe, mas somos mulheres e não desistimos nunca”, brinca Alessandra. “Acabou que nós que somos as pizzaioloas, fazemos as compras, administramos o negócio”.
As empreendedoras, que participaram da Oficina da Pizza na Fispal Food Service 2024, afirmam que para tocar um negócio saudável é preciso ter respeito acima de tudo. “Respeitar com o que você trabalha, com quem você trabalha, quem você está servindo, apoiar e receber o apoio das pessoas. Nós somos mães, nós somos esposas, nós somos mulheres. Hoje podemos confiar na nossa equipe, nas mulheres que trabalham com a gente. Nada disso seria possível sem elas.”