Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

A importância do autocuidado e autoconhecimento para os líderes

Article-A importância do autocuidado e autoconhecimento para os líderes

A importância do autocuidado e autoconhecimento para os líderes.png
A especialista Carol Bortoleto fala sobre como adequar a rotina dos líderes para evitar o esgotamento no trabalho; saiba mais!

Como mencionei no artigo anterior, temos muitos possíveis motivos para nos esgotarmos como líderes, e aqui venho trazer para vocês que exercem esse papel algumas ideias de como melhorar a sua motivação, autocuidado e autoconhecimento.

Primeiro é preciso saber quais são seus objetivos de vida. Sim, parece simples, mas você já parou para pensar como o seu papel de líder e de ser humano vem contribuindo para o seu crescimento e do seu time?

Quando paramos para analisar nossas ações e reações, começamos a entender por que muitas vezes estamos mais cansados do que deveríamos.

Também precisamos criar uma rotina, e não estou falando de coisas como acordar às 5h da manhã, estou falando de organização e comprometimento com a gente mesmo. Praticar uma atividade física, ler, dormir, estudar, comer adequadamente, descansar, se divertir. Quando me tornei líder, confesso que nem ao banheiro lembrava de ir e assim me deparei com uma infecção urinária aguda.

Relacionado: Treinamento, capacitação e profissionalização constantes no food service

Tenho certeza de que se você, líder em qualquer nível hierárquico, parar para pensar, encontrará vários exemplos de coisas que poderiam ter sido mais bem administradas se você seguisse uma rotina mais adequada e saudável.

Portanto, comece organizando uma agenda de atividades básicas como escovar os dentes, tomar água e se alimentar, seguindo para uma agenda das atividades diárias pessoais e profissionais e tente seguir à risca. Cuide dos horários, cumpra as atividades mencionadas, cuidando efetividade das tarefas, se atente o porquê algo não aconteceu novamente como programado e olhe “fora da caixa”, tanto na vida profissional como pessoal.

Na vida pessoal, busque coisas novas, não se entregue ao cansaço e faça algo diferente.

Na vida profissional, procure parceiros, pessoas com quem possa de fato compartilhar e dividir a rotina, visite “concorrentes”, converse com pessoas de outras áreas. Tenho encontrado muitas oportunidades e melhoria em minhas rotinas conversando com pessoas de outros setores.

E o mais importante: amem o que façam para “deixar de trabalhar”. Tem uma frase famosa que diz: “Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida” – Confúcio.  

Pensem nisso.

*Por Carol Bortoleto, da Curry Soluções.

 

LEIA MAIS

  1. Por que encontramos muitos líderes cansados e até desmotivados no mercado de trabalho?
  2. Como engajar a equipe durante o primeiro mês de operação do restaurante?
  3. O sonho de abrir um negócio de alimentação
  4. Inauguração de restaurante: tudo pronto para o grande dia?
  5. [Ebook] Gestão de recursos no food service para melhorar o lucro

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar