Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Brasil Mais na Pandemia

programa brasil mais.png
Iniciativa do Ministério da Economia, lançada em plena pandemia, é uma opção interessante tanto para capacitação quanto para networking e contato com as boas práticas do mercado.

Em meio à Pandemia, o Ministério da Economia lançou o programa Brasil Mais, que já vem sendo pensado há alguns anos com o intuito de aumentar a produtividade e a competitividade das empresas brasileiras, e nesse momento específico tem-se mostrado particularmente interessante para compartilhar boas práticas, além de possibilitar módulos de capacitação para empreendedores e gestores de empresas de todos os portes, no caminho da transformação digital.

Iniciamos nossa atuação em abril, disponibilizando os treinamentos da trilha Lean Seis Sigma de nossa Escola de Gestão para o setor cervejeiro, que envolve as capacitações White, Yellow e Green Belt (faixas branca, amarela e verde, respectivamente). O intuito dessa iniciativa foi disponibilizar ferramentas de gestão e melhoria a partir do método científico, proporcionando melhorias de processo e, consequentemente, aumento de competitividade face à necessidade de reinvenção dos negócios pelo COVID.

Nas duas primeiras turmas do White Belt houve a participação de mais de 60 profissionais de norte a sul do país, envolvendo não apenas o mercado alvo (cervejeiro) como membros de instituições governamentais com um feedback excelente, o que mostra que o conteúdo atendeu às expectativas e contribuiu efetivamente com insights para o negócio.

Os profissionais terminaram o evento (live) com a tarefa de planejarem a implantação dos conceitos estudados em suas realidades e a consequente mudança organizacional que esse tipo de abordagem determina. Ainda como benefícios, houve a criação de grupos entre os participantes para troca de experiências.

Muitos profissionais têm oportunamente aproveitado o momento atual para desenvolvimento de novas habilidades a partir de capacitações e ações. Contudo, programas como o Brasil Mais permitem uma atuação dirigida a determinados setores em práticas que efetivamente possibilitam a aplicação imediata e a formação de consequentes grupos de networking para troca de vivências entre parceiros e até concorrentes, de forma a agregar valor para todos. Não se fala aqui na disponibilização de informações confidenciais ou que envolvam tecnologias chave para o negócio, mas, num contexto em que migramos continuamente para uma economia compartilhada, a discussão e a troca de conhecimentos e práticas mostram-se eficazes numa relação ganha-ganha.

Nessa época de mudanças, as soluções digitais têm sido imprescindíveis até para a sobrevivência das organizações. Muitos comércios, serviços e indústrias iniciaram suas experiências aprendendo e inserindo seus negócios em soluções como marketplaces ou mesmo partindo para o desenvolvimento de aplicativos próprios, com o intuito principal de aproximar-se de seus clientes (pessoas físicas ou negócios).

Contudo, algumas instituições foram além, aproveitando o estado de pandemia para se organizarem internamente e fortalecerem a gestão do negócio incorporando técnicas e métodos como o do Lean Seis Sigma, visando sobretudo à manutenção da competitividade no mercado. Nesse contexto, algumas empresas contribuíram compartilhando recursos e conhecimento, no conceito de gerar riquezas para todos, assegurando a sobrevivência e a criação de habilidades para o momento de aquecimento do mercado que se aproxima.

Num momento que precede a retomada econômica, programas como o Brasil Mais podem ser uma opção interessante para capacitação, networking e troca de experiências para empresas e profissionais que buscam diferenciais de competitividade num mercado que requer automatização, conexão e, consequentemente, mais eficiência e eficácia organizacionais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar