Parece que foi ontem, mas há alguns anos eram poucos os restaurantes que – relutantemente – incluíam um prato vegano em seu cardápio. Quando havia alguma opção vegana, muitas vezes estas opções estavam escondidas, sem nenhum destaque no menu como se fosse algo obrigatório e com pouca imaginação – no máximo um hambúrguer de soja, por exemplo. As ofertas veganas pareciam adaptações pensadas para atenuar as reclamações dos 2% dos clientes que pediam aos chefs ajustes nos pratos ao não comer carne ou outros derivados de origem animal.

Há quem acredite, porém, que 2018 está sendo um marco para essa tendência: opções veganas. A meu ver, os dias de opções veganas escassas e pouco elaboradas já passaram; agora, os pratos sem nenhum ingrediente de origem animal estão se tornando mais e mais apetitosos, até mesmo para os mais vorazes comedores de carne.

Prova deste movimento foi constatado em um recente estudo da consultoria Foodable Labs que descobriu que 51% dos chefs de cozinha nos Estados Unidos adicionaram itens veganos em seu cardápio no ano passado, em comparação com 31% do ano anterior. A tendência, segundo a Foodable, deverá manter essa direção nos próximos anos.

O aumento deve-se em parte à influência dos blogueiros e outros influenciadores digitais que falam de comidas em suas redes. Fotos marcadas e compartilhadas de alimentos veganos aumentaram em 79% no último ano e quase metade dos influenciadores solicitaram mais opções baseadas em vegetais nos restaurantes.

Mas, além de oferecer aos clientes o que eles querem, a mudança para adicionar mais alimentos veganos também é lucrativa. O ano de 2017 registrou um aumento de 300% no número de pessoas que se identificam como veganas nos Estados Unidos. Em apenas um ano, os proprietários de restaurantes tiveram um aumento de 13% nos negócios em resposta à adição de opções veganas.

No Brasil, o crescimento do veganismo também é perceptível pelo mercado de food service. Tradicionais redes de restaurantes têm inserido opções veganas – que vão desde suculentos hambúrgueres de cogumelos, passando por um cardápio completo de comida japonesa, a gelatos italianos e comida tradicional brasileira.

* Por Elton Bastos – Campaigner da Opção Vegana e colunista da Fispal Food Digital.