Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

5 Estratégias para fomentar a colaboração entre as áreas de P&D na indústria de ingredientes, bebidas e alimentos

Article-5 Estratégias para fomentar a colaboração entre as áreas de P&D na indústria de ingredientes, bebidas e alimentos

5 Estratégias de colaboração de P&D na indústria de alimentos.png
Uma boa dinâmica entre as áreas de P&D é um passo fundamental para garantir um futuro bem-sucedido e inovador na empresa

Impulsionar a inovação, aumentar a eficiência, ter alto aproveitamento coletivo, melhorar a capacidade de resposta ao mercado, promover o desenvolvimento de soluções integradas… A lista de benefícios é extensa quando o assunto é cultura da colaboração.

Em um setor tão dinâmico como o alimentício, fomentar a cultura da colaboração entre as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento é sinônimo de sair na frente do seu mercado e construir um futuro bem-sucedido para a sua empresa, para os seus colaboradores e seus clientes.

Com base em nossos processos, estudamos como os princípios do Design podem auxiliar na implantação da cultura inovadora principalmente nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento na indústria alimentícia.

Organizamos nossos estudos e chegamos a cinco estratégias que vão te ajudar a fomentar a colaboração entre as áreas de P&D na sua empresa. Fique atento para observar se alguma das estratégias abaixo ainda não faz parte dos processos internos da sua equipe e mão na massa!

  1. Estabelecer uma cultura de colaboração  

Promover uma cultura organizacional que valorize a colaboração entre as diferentes áreas de P&D.

Essa implantação é feita em diversos formatos, uma vez que estabelecer uma cultura significa adicionar novos comportamentos e evitar alguns padrões anteriores, e isso demanda tempo e esforço em muitos lugares dentro do time.

Uma cultura de colaboração bem estabelecida é alicerçada no incentivo à comunicação aberta, no compartilhamento de informações e na valorização das contribuições de cada equipe. 

Além disso, uma boa tática para aumentar a aderência aos novos processos e comportamentos é a gamificação. Estabelecer algumas metas e recompensas que incentivem o trabalho em equipe e a colaboração pode facilitar a manutenção da nova cultura - e isso trará resultados positivos visíveis em pouco tempo. 

Descubra também o que será a Design Experience, conduzido pela Ensaio e realizado durante a FiSA, de 8 a 10 de agosto, no São Paulo Expo.

  1. Criação de espaços físicos/on-line colaborativos

Designe espaços físicos dedicados à colaboração entre as equipes de P&D.

Isso pode incluir salas de reunião compartilhadas, áreas de trabalho abertas ou laboratórios colaborativos. Ter um ambiente físico que promova a interação e o intercâmbio de ideias pode facilitar a colaboração entre as equipes. 

Caso sua equipe trabalhe majoritariamente de forma remota e o contato físico não é tão frequente e/ou viável, é possível criar espaços colaborativos on-line, em que a troca e a interação são estimuladas através de algumas dinâmicas “ice-breakers” (a famosa conversa para quebrar o gelo, em português). 

Essas dinâmicas ajudam as pessoas a se conhecerem e aumentarem o repertório de informações sobre elas e entre elas. Isso ajudará a criar uma sensação de pertencimento e, consequentemente, trará um espírito de cooperação para a equipe.

Designe espaços físicos dedicados à colaboração entre as equipes de P&D.png

  1. Programas de intercâmbio e rotação de equipes

Crie programas que permitam o intercâmbio e a rotação de equipes entre as diferentes áreas de P&D.

Isso permite que os funcionários ganhem experiência em diferentes áreas, compreendam os desafios enfrentados por cada equipe e promovam uma melhor compreensão mútua. Se a criação de um programa de intercâmbio nesse formato ou nessa proporção for inviável para a realidade da empresa agora, investir em palestras, rodas de conversa e dinâmicas de aprofundamento entre os membros das equipes de P&D  pode surtir um efeito positivo no time. 

Em um projeto de inovação, nossa primeira exigência é formar um grupo multidisciplinar (vamos nos aprofundar nisso no tópico seguinte), isso porque essa troca de conhecimento e perspectivas pode impulsionar a colaboração e a inovação, graças ao aumento de repertório. A criatividade não é um dom. A criatividade é a solução que seu cérebro encontra quando tem um repertório diversificado de informações e conhecimento. Quanto mais criativo seu time for, mais colaborativo ele será também.

  1. Incentivar a multidisciplinaridade

Essa talvez seja uma das estratégias mais cruciais para fomentar a colaboração entre as áreas de P&D.

A indústria alimentícia tem inúmeras ramificações, mas isso não quer dizer que elas não tenham pontos de contato (e pontos de fricção) importantes para ajudar no desenvolvimento de ingredientes, bebidas e alimentos mais acurados e aderentes ao mercado. 

Para isso acontecer, é preciso encorajar a formação de equipes multidisciplinares, com membros de diferentes áreas de especialização. Ao reunir os profissionais de P&D com profissionais com conhecimentos diversos, como cientistas de alimentos, engenheiros, especialistas em marketing e nutricionistas, você expande drasticamente seu repertório, tem acesso a dados importantes e pode obter uma visão mais completa e abrangente dos desafios e oportunidades. 

Essa diversidade de perspectivas não só pode como acaba estimulando a colaboração entre as áreas, porque todo mundo sai ganhando. E, assim, o caminho para a geração de ideias inovadoras torna-se muito mais fácil e prazeroso.

  1. Compartilhamento de recursos e informações

Utilize plataformas e sistemas que facilitem o compartilhamento de recursos e informações entre as equipes de P&D. 

Alguns exemplos de plataformas são os softwares de fluxo e organização de trabalho. Eles ajudam a concentrar arquivos, documentos e informações em um só lugar, para que todos tenham acesso de maneira facilitada. 

Isso pode incluir a criação de uma base de dados centralizada, o uso de ferramentas de colaboração on-line ou a implementação de um sistema de gestão do conhecimento. Ao facilitar o acesso às informações relevantes, você promove a colaboração e evita a duplicação de esforços.

Cultura da colaboração

Por fim, a produtividade do seu time depende diretamente da cultura da colaboração. Isso porque ao ocorrer uma ajuda mútua entre as áreas de P&D, os resultados aparecerão em um período menor de tempo. 

O sentimento de lealdade e de pertencimento que vem do trabalho em grupo e da colaboração, geralmente, resulta em sessões de trabalho mais produtivas, isso porque, para manter o ímpeto do grupo e não decepcionar a equipe, as pessoas tendem a se esforçar mais do que quando trabalham sozinhas.

Fomentar a cultura da colaboração entre equipes deve ser um comportamento natural e já bem absorvido pelas empresas que querem trabalhar de mãos dadas com a inovação.

Se você sente que sua empresa deve dar este passo, a Design Experience pode ser uma grande oportunidade: uma ativação com o objetivo de proporcionar uma experiência única e transformadora de colaboração e inovação. 

Durante o workshop, que acontecerá durante o encontro presencial da Food ingredients South America, os participantes vão vivenciar, explorar e entender o real impacto dos processos de design no setor alimentício, desenvolvendo soluções criativas e efetivas para problemas complexos da indústria. 

A Ensaio vai liderar esse processo, desde o "pré-workshop", em que faremos um mapeamento de tendências de mercado para embasar o projeto, contando com a colaboração de um time seleto de especialistas, formado em parceria com empresas interessadas em participar dessa experiência.

Você pode experimentar o real impacto do design na sua indústria, participe da Design Experience; inscreva-se!

Design Experience.PNG

Serviço FiSA

Data: 8 a 10 de agosto de 2023
Horário: terça à quinta-feira das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo

Promoção e Organização: Informa Markets Brasil

[FiSA]---Banner-Sites-Gif-Credenciamento_1140x80px.gif

 

LEIA MAIS

  1. O papel do design no passo a passo da transformação digital
  2. A importância de despersonificar - e não desumanizar - discussões
  3. Summit Future of Nutrition debate sustentabilidade e inovação na indústria de alimentos e bebidas
  4. Innovation Hub: FiSA traz um espaço integrado com conteúdo, networking, inovação e experiências
  5. Erva mate: Uma visão inovadora sobre um ingrediente tradicional
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar