Ter um estabelecimento de sucesso e com um bom lucro é um resultado de vários fatores que são trabalhados ao longo do tempo de funcionamento desse espaço. Além da qualidade do serviço prestado, do ambiente construído e do atendimento dos funcionários, um estabelecimento considerado de sucesso também tem como uma de suas características principais a longevidade.
Mas o que faz um estabelecimento, como um restaurante, um bar ou uma padaria permanecer por tanto tempo com as portas abertas? Esse é o assunto que vamos discutir no artigo abaixo!
Quais são os fatores envolvidos na longevidade de um estabelecimento?
A longa duração de um estabelecimento no comércio está relacionado à diversos itens. Isso é o que afirma Percival Maricato, da Maricato Advogados. O especialista reforça que o tipo de gestão, os produtos comercializados, a tendência do mercado e até mesmo a localização podem influenciar no sucesso à longo prazo de uma atividade comercial.
“É o talento, a competência e a dedicação que vão ajudar esses itens a se destacar na sua atividade diária e resultar em sucesso”, conclui Percival.
Quais os cuidados para garantir o funcionamento?
Bons estabelecimentos que são caracterizados por sua longevidade valorizam vários aspectos no seu dia a dia, que influenciam em maior satisfação dos clientes e, consequentemente, sucesso de sua atividade. Alguns desses cuidados tomados pelos proprietários dos estabelecimentos com muitos anos de experiência são:
- Estar sempre atento às novas demandas;
- Observar sempre o comportamento do cliente e dos concorrentes;
- Oferecer, sempre que possível, serviços ou produtos complementares aos seus;
- Presença nas redes sociais e contato constante com o cliente em diferentes canais;
- Moldar-se às exigências do mercado moderno;
- Trabalhar sempre com bons fornecedores;
- Nunca deixar a qualidade do serviço e do atendimento cair;
- Planejamento para expandir ou controlar suas atividades em determinados ambientes.
Como fazer a transição entre gerações da família?
A transição da administração do negócio entre gerações da família é m desafio enfrentado por esses estabelecimentos, visto que, muitas vezes, o herdeiro não tem o mesmo perfil do proprietário inicial no aspecto gerencial.
“Pode ser interessante garantir que a nova geração trabalhe em outro estabelecimento no mercado, da mesma área de atuação, para que ele pegue experiência. Esse processo pode facilitar a integração do mesmo na administração dos negócios da família”, afirma Percival.
“Entretanto, é importante manter a supervisão da atividade desses membros sempre que possível”, conclui o advogado.
Como transformar essa longevidade em oportunidades?
Longevidade pode significar sucesso de público e renda se o proprietário souber vender muito bem essa ideia, afinal, só consegue manter as portas abertas por muito tempo aqueles estabelecimentos que são referência no que fazem.
A marca, portanto, deve explorar as vantagens de ser uma casa antiga, focando em conceitos básicos como tradição, experiência e satisfação do cliente. A partir dai, é só colocar em prática tudo o que você fez durante todos os anos de atividade profissional para repetir o sucesso do estabelecimento – sem deixar de lado a necessidade de se adaptar às novas tendências do mercado.