Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Cuidados com a manipulação de alimentos

manipulacao de alimentos.jpg
É necessário ter alguns cuidados básicos com a manipulação de alimentos em restaurantes para garantir uma boa qualidade, principalmente em tempos de pandemia.

Ter cuidados com a manipulação de alimentos em restaurantes é essencial para garantir refeições saudáveis e de qualidade para os clientes. Além disso, essa é uma obrigação que os estabelecimentos têm, para que estejam de acordo com as normas sanitárias.

Os hábitos de assepsia devem ser tomados para evitar contaminações cruzadas e intoxicação alimentar, que em casos mais graves, pode levar até mesmo a óbito. Para saber mais sobre essas boas práticas para manipular alimentos, confira a matéria!

Principais cuidados com a manipulação de alimentos 

Realizar a higienização

A higienização dos alimentos é muito importante e deve ser realizada pela equipe da cozinha cotidianamente, segundo Carieli Leites, gastróloga. "Antes de iniciar a manipulação, é recomendado fazer a desinfecção das superfícies em que os insumos entrarão em contato, como as bancadas".

A desinfecção pode ser feita com álcool em gel 70% ou água e sabão. Os alimentos embalados, como caixas de leite, sacos de arroz, entre outros, também devem ser desinfetados dessa maneira, para eliminar possíveis vírus ou bactérias.

Já as frutas, verduras e hortaliças devem ser higienizadas primeiramente com água e sabão e depois serem imersas em uma solução com água sanitária. 

"O recomendado é colocar uma colher de água sanitária para cada litro de água presente no recipiente. Os alimentos devem ficar de molho por 15 minutos e depois lavados novamente, em água corrente", ela acrescenta.

Evitar contaminação

A contaminação cruzada ocorre quando há a transmissão de bactérias, vírus e micróbios nocivos à saúde, por meio de utensílios sem higienização.

Também pode acontecer a contaminação de um alimento para outro. Peixes e carnes crus podem conter bactérias, como a salmonela. Por isso, devem ficar distantes de outros insumos.

Cuidar o prazo de validade

Leites afirma que é essencial que seja observado o prazo de validade dos alimentos. 

Inclusive, os responsáveis pela cozinha devem ter um bom planejamento para comprar insumos com um prazo adequado para uso.

Respeitar o tempo de cocção

Cada alimento tem um tempo de cocção adequado, para que esteja totalmente cozido.

O calor elimina bactérias presentes no alimento e é por isso que os insumos precisam passar por esse processo de maneira correta, antes de serem servidos.

Para garantir que todas essas medidas sejam tomadas na cozinha, Leites explica que “é imprescindível que se tenha uma fiscalização frequente pelo supervisor ou pelo próprio chef de cozinha, que deve ficar atento aos cuidados com a manipulação de alimentos em restaurantes”.

A gastróloga ainda orienta os chefs a chamarem a atenção e corrigirem os colaboradores, caso irregularidades sejam observadas.

Medidas que devem ser tomadas na pandemia de Covid-19

A recente pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, tem feito com que os cuidados com a manipulação de alimentos em restaurantes seja ainda mais rigorosa.

Para evitar a disseminação do vírus entre a equipe e também a contaminação de alimentos, Leites orienta: “é indispensável o uso de luvas e máscara em todos os colaboradores. Também não pode colocar a mão no rosto e deve-se usar o uniforme apenas nas dependências do trabalho. O álcool em gel 70% deve ser usado frequentemente para higienizar as mãos e a bancada. Em hipótese alguma, os alimentos devem ficar expostos na rampa”.

Tomando essas medidas, ficará mais fácil de garantir os cuidados com a manipulação de alimentos em restaurantes. Ao perceber que isso é feito, certamente os clientes terão uma boa experiência e se sentirão mais seguros em consumir os seus pratos, principalmente em época de pandemia!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar