A acessibilidade em restaurante é um tema de extrema relevância. Afinal, bares, restaurantes, lanchonetes ou quaisquer estabelecimentos de alimentação fora do lar devem atender a todos, independente de suas condições. O que garante isso é a Lei 13.146/15 – a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Se você deseja que seu estabelecimento de alimentação fora do lar seja inclusivo, confira agora quais são as principais adequações necessárias para serem feitas.
Acessibilidade em restaurante: como adaptar seu estabelecimento
– Construção de rampas para facilitar a locomoção de todos;
– Ao menos 5% das mesas seja acessível, sendo válido também para o buffet da casa;
– Instalação de barras de apoio nos banheiros;
– Balcões mais baixos para acomodar com maior conforto pessoas em cadeiras de rodas;
– Adaptação do seu cardápio para o braile;
– Garçons intérpretes em Libras;
– Mobiliário adaptado para obesos
O não cumprimento dessas normas pode acarretar multas ao estabelecimento ou até mesmo seu fechamento.
Inclusão para clientes e funcionários é fundamental
Além de garantir que seu estabelecimento seja acessível, pensar na contratação de pessoas com deficiência também é importante. É o caso do Mc Donald’s, que com toda uma estrutura de contratação e inclusão de pessoas com diversos graus de deficiência física e mental. Hoje, a companhia investe R$ 40 milhões em capacitação pessoal no Brasil, incluindo colaboradores com deficiência.
“Dar oportunidade às pessoas com deficiência faz parte do nosso DNA. Apoiamos a diversidade e acreditamos que podemos nos conectar melhor com nossos funcionários e consumidores, pois quando contratamos uma pessoa com deficiência promovemos um ambiente de trabalho muito mais justo e inclusivo”, destaca Marcelo Nóbrega, Diretor de RH do McDonald’s.