Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

5 atitudes para empreender no food service com sucesso

empreender no food service.jpg
Conheça as principais atitudes que devem ser tidas por quem deseja empreender no food service.

Empreender no food service é uma boa alternativa para quem busca por um negócio lucrativo e que tenha um rápido retorno sobre o investimento. Afinal, de acordo com uma pesquisa realizada pela GS&NPD, esse é um dos mercados que mais cresce no Brasil.

O estudo feito pela instituição concluiu que o segmento é o que apresenta maior crescimento na área de alimentação, correspondendo a 34% do total do faturamento do setor. O levantamento também revelou que 70% do tráfego nos restaurantes food service são durante a semana. Isso significa que, na maioria dos dias, os estabelecimentos têm uma grande quantidade de clientes se alimentando no local.

5 boas atitudes para empreender no food service

Tendo em vista que o mercado está aquecido, muitas pessoas pensam em empreender no food service. Você é uma delas? Se sim, confira a nossa lista com boas atitudes a serem tomadas para se destacar no segmento.

1. Faça uma pesquisa de mercado

O primeiro passo para se dar bem ao empreender no food service é fazer uma pesquisa de mercado. É o que orienta a nutricionista e consultora de negócios na área de alimentação, Sara Assumpção. “É preciso fazer uma pesquisa de mercado, visitar concorrentes, pesquisar os preços no local onde  pretende operar e avaliar a oferta e demanda do produto que você irá oferecer”, comenta.

2. Desenvolva um levantamento de custos

A consultora recomenda que os empreendedores de food service levantem todos os custos envolvidos, como aluguel, equipamentos, funcionários, matéria-prima, preço de custo, entre outros. "Após fazer esse levantamento, é necessário estar preparado financeiramente, com um fluxo de caixa compatível e as previsões realizadas”.

3. Tenha cuidado para não cometer erros

Existem alguns erros comuns de serem cometidos ao empreender no food service e você precisa evitá-los, para se dar bem na área. 

"As falhas mais comuns nesse tipo de negócio são: falta de controle de estoque, fichas técnicas de receitas incompatíveis com a realidade (ou mesmo inexistentes), quadro de funcionários inchado ou pouco produtivo, compra de matéria-prima sem comparação de preço entre fornecedores e falta de comunicação na equipe”, ela explica.

Estar atento a essas falhas comuns é importante para que você possa corrigi-las ou desenvolver ações preventivas. Isso trará diferenciais que farão o seu negócio se destacar dos concorrentes.

4. Tenha cuidado com a contratação de funcionários

Ao contratar funcionários para o food service, Assumpção explica que é importante pesquisar e consultar o sindicato, bem como checar os concorrentes para oferecer salários compatíveis com o mercado e reter bons profissionais

“A legislação vigente traz exigências específicas para a equipe de cozinha, como exames de sangue e parasitológicos. Nesse caso, a melhor alternativa é contratar uma boa empresa de saúde ocupacional, pois ela orientará corretamente o empresário nesse aspecto”, opina a especialista.

5. Busque bom fornecedores

A escolha de bons fornecedores também é essencial para ter sucesso ao empreender no food service. Nesse sentido, Assumpção orienta a manter um relacionamento estreito de parceria, para que eles possam ajudar em casos atípicos ou emergenciais.

A consultora também indica que se tenha no mínimo dois fornecedores para cada insumo no estabelecimento. “Além de comparar preços, o empresário não passará por dificuldades, caso um fornecedor tenha qualquer problema em sua linha de produção, para fazer entregas ou aplicar reajustes abusivos”, finaliza.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar