O consumo de vinhos importados está crescendo. Segundo pesquisa realizada pela Wine Intelligence, o número de consumidores de vinhos importados cresceu 30% nos últimos cinco anos, indo de 22 milhões para 30 milhões de consumidores.Isso mostra que há uma abertura para importadoras e para o próprio varejo brasileiro. No entanto, para que a sua marca e o produto oferecido possam se destacar é preciso inovar.Atualmente, há diversas oportunidades de negócio que estão focados em oferecer serviços que valorizam o vinho, incentivando o consumo da bebida. Como resultado, há o aumento da receita e a valorização da marca.
Venda online e clubes de vinho
O clube de vinho é um formato em que o consumidor paga uma mensalidade para receber em sua casa uma quantidade pré-determinada de garrafas todo o mês. Esse é um excelente modelo de negócios para quem deseja uma recorrência no faturamento."O brasileiro é um consumidor que está aberto a provar novidades. Com isso, abrem-se oportunidades de desenvolvimento de nichos de mercado nos mais diversos segmentos. Prova disso é o aumento do número de clubes de vinho com as mais diferentes propostas", afirma Rodrigo Lanari, fundador da Winext. Outro exemplo forte de aderência nesse mercado é o das lojas virtuais. A estimativa da consultoria Ebit, que monitora vendas de 150 sites de vinhos no país, era de R$ 550 milhões de faturamento em 2017. O número representa um crescimento de 41% em relação ao ano anterior.Com a venda pela internet, é possível impactar e atender praticamente o Brasil todo. Além disso, a estrutura física desse modelo costuma ser mais barata, tornando o negócio mais rentável.
Rótulos ainda mais acessíveis
Unindo duas tendências, a do varejo eletrônico e a de preços acessíveis, a Evino tem ganhado grande destaque no mercado. Com a proposta de vender vinhos acessíveis, a empresa apresentou um crescimento de 155% em 2017. Para 2018, a expectativa é que o faturamento chegue em 265 milhões de reais. E não são apenas os descontos que chamam a atenção dos clientes da loja. Eles desejam desmitificar o consumo do vinho e torná-lo mais acessível e divertido. Dessa forma, mostram que é possível consumir a bebida em um churrasco, assistindo futebol com os amigos e na balada.A estratégia adotada pela empresa foi a de vender uma variedade reduzida e com descontos atraentes. Com isso, a saída é mais rápida (uma garrafa não fica por mais de uma semana na loja) e o estoque é renovado constantemente.