Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como um sommelier pode conquistar a confiança do cliente

Article-Como um sommelier pode conquistar a confiança do cliente

Como um sommelier pode conquistar a confiança do cliente mais rapidamente

Quando falamos em um sommelier, é comum que as pessoas imaginarem uma figura de autoridade no assunto, capaz de responder às suas dúvidas com facilidade, inspirar o consumidor e antever as tendências do mercado.E isso, em parte e em suas devidas proporções, é verdade. Mas ainda existem muitos outros aspectos, afinal, a profissão vive em contínuo aperfeiçoamento, exigindo sempre mais e em diferentes camadas de conhecimento do sommelier. Principalmente, na maneira de abordar o seu cliente, porque essa relação rápida deve ser estabelecida com pouca margem de erro, para que a confiança do cliente não seja abalada.

O impacto da figura de um sommelier no estabelecimento

Com a presença de um sommelier na casa, as chances de obter um retorno sobre esse investimento são ainda maiores. “Ele é o melhor conselheiro em relação a qual o estilo do vinho a ser adquirido, afinal, ele está no dia a dia do contato com os clientes, e sabe o produto ideal para esse público”, explica o sommelier Diego Arrebola, que também fala um pouco a respeito das qualidades que esse profissional pode trazer a qualquer estabelecimento.“Sendo um profissional reconhecido no mercado, ele pode dar sua chancela ao produto, reforçando o posicionamento junto aos consumidores”, destaca. Mas, ainda que o sommelier seja uma figura de referência sobre o assunto, essa relação que se estabelece com o consumidor não é tão simples quanto possa parecer.

Como construir confiança entre o sommelier e o consumidor

Para que o consumidor ouça atentamente às indicações de um sommelier, "é importante vender a informação correta, pois hoje em dia o vinho e até mesmo todo tipo de bebida são mais acessíveis para o consumidor. Eles encontram com mais facilidade essas informações, por isso, a primeira coisa que um sommelier deve fazer é conhecer o produto”, explica Jean Sampaio, sommelier da loja de bebidas Metapunto.

Além disso, é importante que o sommelier busque sempre atualizar os seus conhecimentos para propor novas experiências continuamente ao seu consumidor. Algo que também reflete em outras qualidades a serem trabalhadas, como:

Boa leitura do cliente: ou seja, saber interpretar aquilo que o cliente gosta e, a partir dessa primeira leitura, indicar soluções criativas para cada ocasião;

Saber harmonizar: ideal para um restaurante, principalmente, esse conhecimento destaca tanto os melhores rótulos de vinho quanto os gostos pessoais do cliente.Por fim, vale mencionar a importância em conhecer o próprio produto. Afinal, a relação com o consumidor só vai se solidificar se o sommelier mostrar que realmente sabe do que está falando:“A confiança não é plenamente estabelecida no primeiro contato, ela vai sendo construída. Mas sabendo o que você tem para vender permite que você transmita as melhores informações para o cliente, a começar pela faixa de preço. Existem vinhos bons de R$ 40, R$ 100 ou mais caros, e a partir desse limite você começa a detalhar mais os melhores rótulos para o gosto daquele cliente em especial”, analisa Sampaio.

O especialista também destaca a importância desse diálogo com o cliente, pois considera o atendimento uma verdadeira troca de informações. Afirmação apuradíssima, afinal, trata-se de algo elementar na construção de qualquer relação de confiança.Com isso tudo, fica ainda mais nítida a importância desse tipo de profissional, mas com certeza dá para saber melhor os caminhos percorridos pelo sommelier para indicar os melhores rótulos para cada tipo de cliente.

raio-x-vinho

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar