No cenário de repensar as embalagens e trazer tecnologia para manter a qualidade do produto, Igor Xaia, Desenvolvedor de Mercado, e Egon Honda, Desenvolvedor de Clientes e Aplicações Sênior, ambos da ExxonMobil, levaram para o palco da Arena Fispal Tec duas inovações da empresa: a embalagem termoformada e o vacuum skin packaging.
A embalagem termoformada vem se popularizando bastante no setor de alimentos. O termo termoformagem define métodos de transformação de polímeros, ou seja, moldar lâminas dando forma ao contorno. A termoformagem é feita por meio de aquecimento com chapas termoplásticas e moldagem posterior com pressão tanto positiva como a vácuo.
Xaia explicou que ela contribui para a qualidade do produto e para a redução de custos, além de trazer outros benefícios. “Ela mantém a qualidade do produto, é resistente a perfurações, é sustentável – garante menor desperdício de matéria-prima para a indústria – e possui vida útil longa”, explicou.
Já o vacum skin packaging conta com um apelo visual junto ao consumidor, pois a fina película que envolve o produto é quase imperceptível. Honda explica que a ‘segunda pele’ ajuda a preservar o frescor e prolonga a vida útil do produto, evita sua movimentação e tem ainda a vantagem de embalar produtos de tamanhos, porções e quantidades variadas.
“Sua principal função é manter a qualidade do produto. A tela superior mantém o conteúdo firme e livre de tensão. O produto é selado em toda a sua superfície em uma tela inferior rígida ou em uma bandeja pré-fabricada com um filme de pele especial, o que possibilita que o produto seja apresentado suspenso, em pé ou deitado no PDV sem escorregar”, afirma Egon Honda.
Confira 5 vantagens da embalagem termoformada:
1. Possibilidade de embalar diversos tipos de produtos
2. Redução de custo e de espaço
3. Proporcionam alta produtividade da linha de embalagem
4. Envase de acordo com as normas sanitárias
5. Excelente apresentação final do produto embalado
Quer saber mais? Leia o artigo 5 importantes vantagens das embalagens termoformadas.
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