Quem é proprietário de padaria ou restaurante já sabe que para garantir o sucesso do seu negócio é preciso criar um diferencial de produto. Não basta oferecer bons produtos, mas é necessário investir em atendimento e cardápio, ter experiência e organizar os ambientes para poder se destacar da concorrência.

Pensando em ajudá-lo a criar um diferencial de produto, preparamos este post. Nele, vamos apresentar algumas dicas valiosas para você colocar em prática no seu dia a dia. Acompanhe a leitura do nosso artigo!

 

4 passos para criar um diferencial de produto

 

1. Invista no bom atendimento

Para o especialista em Marketing, Isaque de Oliveira Castro, o bom atendimento é a chave para o sucesso de qualquer restaurante ou padaria. Portanto, é preciso que o empreendedor escolha bons profissionais para fazer parte da sua equipe de trabalho. Afinal, o cliente que chega a empresa merece ser bem tratado, não é verdade?

 

“O empreendedor precisa contratar colaboradores que gostam de trabalhar nesse ramo. O cliente que chega ao restaurante precisa ser recebido com um sorriso no rosto, uma palavra como um “seja bem-vindo(a)” e com um funcionário que tenha vontade de ajudar quando esse cliente precisar”

Outra dica importante em relação ao atendimento é ter a equipe do restaurante ou da padaria sempre de prontidão para atender o consumidor. O empreendedor deve garantir que os primeiros momentos do cliente no estabelecimento não sejam de longa espera.

Também é preciso informar o tempo estimado de saída do pedido, para que o cliente não se sinta desconfortável ou irritado.

Para evitar que o cliente fique descontente ou fuja do seu restaurante sem antes mesmo ter experimentado a sua comida, a dica de Castro é adotar uma prancheta de controle de chegadas ou um software de gestão de fila de espera.

Assim, o empreendedor terá mais controle da ordem de chegada dos clientes a serem chamados. Também é importante simplificar a comunicação na hora do atendimento.

“Para os restaurantes, alguns termos técnicos (especialmente em relação aos pratos) devem ser evitados. Esses termos podem até ser comuns para sua equipe de trabalho, mas não para o cliente. Portanto, faça com que seus colaboradores sejam simples e claros com seus consumidores”, enfatiza.

 

2. Capriche na apresentação do cardápio

Outra dica importante para criar um diferencial de produto é você caprichar no cardápio do seu restaurante ou padaria. Para isso, cuide da apresentação. Contrate um bom profissional de marketing e faça uma arte que vai encantar os clientes.

“A arte gráfica, a descrição e a ilustração podem ajudar a divulgar seu menu. Para criar um diferencial de produto, você deve focar na qualidade dos produtos oferecidos e na apresentação dos pratos. A identidade visual do cardápio do seu restaurante ou padaria devem ser vistas com carinho”, ressalta Castro.

 

3. Mostre sua experiência

Outra dica para criar um diferencial de produto é você mostrar a sua experiência para o cliente. Explique como o bolo ou o pãozinho foram feitos. Caso seu estabelecimento venda pães e bolos para pessoas que preferem alimentos integrais, enfatize a qualidade desses produtos.

Já em relação aos restaurantes, ressalte que você adquire produtos orgânicos. Essa dica é importante, porque muitos clientes valorizam estabelecimentos que investem na alimentação saudável.

 

4. Tenha ambientes espaçosos

Nenhum cliente gosta de estar em locais apertados. Por isso, quando montar sua padaria ou restaurante, faça com que os ambientes sejam espaçosos. Para a padaria, a dica é organizar os balcões deixando a entrada e a parte das prateleiras livres para os clientes circularem a vontade.

“Se sua padaria for grande, reserve uma área para os clientes lancharem. Coloque mesas e cadeiras que combinam com o ambiente. Escolha o colaborador mais comunicativo para atender os clientes. Seja gentil e educado com todos os clientes”, orienta o especialista.

Já no restaurante, distribua as mesas no salão de modo em que os clientes consigam ir e vir entre uma mesa e outra sem esbarrar ou tropeçar nos pés das cadeiras. Faça com que seu consumidor sinta-se confortável e em casa.

Viu como é fácil criar um diferencial de produto? Agora que você conhece essas dicas, que tal colocá-las em prática? Invista em seu empreendimento e seja um sucesso!