Nós já falamos aqui no canal de conteúdo sobre a importância do equilíbrio entre informação e design na criação do rótulo do vinho, uma vez que o consumidor leigo se apoia bastante no conteúdo exposto no material quando está no processo de compra, principalmente no varejo.
Esse aspecto de convencimento já foi destaque de um estudo feito com o consumidor australiano, cuja descrição dos rótulos contribui fortemente para a tomada de decisão entre levar uma marca ou outra, por grande parte dos clientes.
Dessa maneira, o rótulo do vinho ganha mais força como ferramenta de comunicação entre as produtoras e os seus clientes. Para a jornalista e mestre em ciências pela USP (Universidade de São Paulo), Francine Lima, um rótulo ideal deve ser “o mais elucidativo possível sobre o que é, para que serve, para que não serve e como foi produzido o produto em questão, de preferência com informações sobre seus impactos ambientais e na saúde.“
Francine ainda alerta que não há atualmente obrigatoriedade de declarar a composição de nutrientes no rótulo de bebidas alcoólicas. Com isso, percebe-se que o rótulo dos vinhos não segue, necessariamente um padrão específico de informações presentes.
O que deve constar em um rótulo de vinho?
Mesmo com os órgãos reguladores em cima das empresas, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), as garrafas de vinho chegam ao consumidor em um território neutro em obrigatoriedades.Mas, em geral, o rótulo de vinho costuma ter as seguintes informações:
- Nome do vinho;
- Nome da uva;
- Safra e engarrafamento;
- Grau alcoólico e volume;
- Nome da região;
- Informações adicionais (como o distribuidor e importador).
Outras produtoras apostam na versatilidade do seu vinho à mesa, o que soma atrativos para conquistar o cliente em dúvida sobre qual garrafa levar para casa.Uma informação que deve dividir espaço com mais uma série de outros elementos e, ainda, traduzir uma identidade visual capaz de relacionar a produtora com o seu consumidor.Mas, ainda que o rótulo concentre qualidades múltiplas para cativar o seu consumidor, a equipe de vendas deve estar amplamente familiarizada com os produtos expostos em sua loja.