O investimento em equipes de vendas dedicadas especificamente para vinhos vem se mostrando um caminho confiável para aumentar o volume de vendas desse produto em supermercados brasileiros. A rede Pão de Açúcar, por exemplo, possui equipe focada na venda de vinhos em suas unidades. “Todas as lojas têm ao menos um atendente”, informa João Paulo Cruz de Sousa, gerente comercial de Vinhos do grupo varejista.
Esses profissionais passam por um treinamento intensivo com sessões diárias durante uma semana, nas quais são abordadas parte da história do vinho e principais países produtores, clima, solos, métodos de produção, degustações e aulas de etiqueta. E nos dois últimos dias do treinamento, a equipe viaja ao sul do Brasil para conhecer as vinícolas e ver na prática a respeito de produção e equipamentos comentados durante o treinamento.
Quanto ao perfil desses profissionais, Sousa conta que normalmente são selecionados colaboradores do próprio grupo que demonstram interesse em trabalhar com vinhos. Além disso, eles passam por entrevistas no departamento de Recurso Humanos do grupo e também com o especialista Carlos Cabral, antes da seleção final.
Cabral é consultor de vinhos do Pão de Açúcar desde 1997, mas só recentemente a rede passou a utilizar sua figura como parte de uma campanha de posicionamento.A rede paranaense Super Muffato possui sommeliers em algumas de suas lojas para auxiliar os clientes, como informa Renata Cortês, gerente de importação do varejista.
“Nosso projeto é ampliar a contratação desses profissionais, mas temos tido dificuldades de encontrar pessoas qualificadas para a função”, revela. O treinamento dos profissionais acontece em cursos periódicos com especialistas e escolas renomadas. “Inclusive, nossos profissionais já fizeram a Qualificação em Vinhos WSET Nível 1 e estamos programando a realização do nível 2.” O WSET (Wine & Spirit Education Trust) é um órgão de certificação registrado como organização sem fins lucrativos, estabelecido na Inglaterra em 1969.