Será que é possível incentivar o consumo de vinho no almoço, mesmo em restaurantes com abordagens menos sofisticadas? Descubra!

Muitos brasileiros ainda têm aquela ideia de que, para beber vinho, é preciso criar um certo tipo de ritual ou aguardar uma ocasião especial.No entanto, muitos restaurantes, adegas e, até mesmo, eventos relacionados ao mercado têm investido em maneiras de mudar essa percepção equivocada.Cada vez mais, hábitos como beber vinho no almoço aparecem em restaurantes e bares descontraídos e que atraem um público mais jovem.Mas será que é possível trazer essa realidade para qualquer restaurante? Descubra em nosso artigo!

Qual o motivo de tanta resistência?

Se o consumo de vinho no Brasil ainda é bastante tímido, quando trazemos o assunto para o horário do almoço parece que a situação fica ainda mais intensa. Será que existe algum tipo de preconceito em relação a beber o vinho tão cedo no dia?O enólogo Edegar Scortegagna, presidente da ABE – Associação Brasileira de Enologia, acredita que não. “O problema é que a maioria das pessoas deve trabalhar depois do almoço e o vinho, de certo modo, pode influenciar no sono destas pessoas devido ao horário e teor alcoólico. Outro fator negativo é que várias pessoas precisam se deslocar de carro depois do almoço, impossibilitando beber vinho”, diz.Ainda assim, é muito mais comum observarmos aqueles que se permitem beber um copo de cerveja durante o horário do almoço do que aqueles que optam por uma boa taça de vinho.

Novas opções para incentivar o consumo de vinho no almoço

Para incentivar o consumo do vinho no almoço é preciso desmitificar a bebida. Para isso, muitas casas começam a trazer rótulos com valores mais baixos e, até mesmo, oferecer degustações e harmonizações para que os clientes conheçam melhor as bebidas.Scortegagna dá algumas dicas para os restaurantes que também gostariam de adotar novas estratégias para incentivar o consumo do vinho. A primeira delas é deixar uma minigarrafa de vinho sobre a mesa para sugerir o seu consumo e aumentar o conhecimento dos clientes sobre os rótulos.Apresentar uma variedade maior de vinhos em taça e com menor teor alcoólico para consumo no almoço também são as sugestões do enólogo para que os clientes percam o receio da bebida durante essa refeição.E não se engane ao achar que esse tipo de abordagem só pode ser adotada por restaurantes mais sofisticados ou que estejam localizados em bairros nobres. Já é comum encontrar algumas redes em praças de alimentação em shoppings que oferecem minigarrafas ou taças de vinho no almoço.

Como acertar na escolha dos vinhos para o almoço

Para não errar no momento de oferecer taças ou garrafas de vinho para os clientes durante o almoço, o enólogo dá mais algumas dicas: “prefira vinhos brancos, espumantes ou tintos jovens e com menos álcool”, comenta.Também é importante tentar suavizar um pouco o conceito que os clientes têm a respeito de beber vinho. Não é preciso ser nenhum especialista no assunto e, muito menos, estar em uma celebração especial para desfrutar de um bom rótulo.Além disso, os especialistas afirmam que o melhor horário do dia para degustar a bebida é às 11h. Isso por que as papilas gustativas estão funcionando em alto desempenho justamente pelo fato de a pessoa ainda não ter almoçado.Que tal começar a incentivar o seu cliente a consumir mais vinho no almoço?

Crie um ambiente descontraído e não coloque tanta pressão ou regras para esse tipo de hábito. Afinal, esse deve ser um momento de prazer e alegria!

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