Feito por meio de silos, essa etapa permite a estocagem de um alto volume do produto, impedindo a entrada de ar ou água por um longo período, garantindo a qualidade.
Se por um lado existe uma grande preocupação em manter as condições básicas de funcionamento do silo - ao evitar o desenvolvimento de bactérias, fungos e leveduras -, por outro há o entendimento de que sem um bom gerenciamento de medição o negócio corre o risco de perdas em termos de controle e eficiência.
Conhecer o inventário até a última unidade minimiza as chances de prejudicar produtividade e rentabilidade. Por isso, a entrada e a saída de açúcar dos silos precisam ser controladas com precisão e de maneira confiável. Nesse sentido, uma maneira de realizar inventário em massa é com o apoio de microcélulas.
A microcélula é uma solução inovadora altamente recomendada para medição de silos com saia, com capacidade acima de 35.000 quilos. A seguir, vamos conhecer mais sobre ela.
Microcélulas de carga controla inventário em massa com eficiência e facilidade
Antes de falar das características técnicas e das vantagens relacionadas ao gerenciamento de silos para o segmento sucroalcooleiro, é importante saber exatamente do que estamos falando. Por definição, as microcélulas são sensores extensômetros de pequeno porte capazes de medir a variação da deformação na estrutura causada pela quantidade de material - no caso o açúcar - armazenado.
As microcélulas da Kistler-Morse ficam parafusadas nas vigas verticais ou horizontais de suporte do silo impedindo qualquer tipo de contato direto e contaminação do produto. O método simplificado de instalação evita parar o processo de armazenamento, esvaziar o ambiente, movimentar a estrutura ou alterar algo no silo. Todos esses fatores preservam a robustez e simplificam a utilização das microcélulas.
A partir da instalação da microcélula, o silo passa a operar em um sistema de pesagem. A inclusão ou subtração de peso comprime o sensor, mudando a resistência da microcélula que produz uma saída elétrica proporcional à alteração da quantidade de material.
4 características técnicas da microcélula da Kistler-Morse
1. Aumenta a produtividade ao não necessitar esvaziamento do silo na instalação ou calibração;
2. Instalação e manutenção feitas sem ferramentas especiais;
3. Imune às características do material dentro do silo, como ângulo de repouso, umidade, compactação, vapores e pó.
4. Por utilizar a estrutura existente, não é preciso modificar o silo tornando o investimento na microcélula altamente vantajoso numa relação custo-benefício.
Confira o víde exclusivo da Kistler-Morse:
Conheça mais da microcélula no site www.kistlermorse.com.br