Uma parceria entre o Instituto Mauá de Tecnologia e a Fispal Tecnologia oferecerá o serviço de consultoria gratuito para micro, pequenas e médias empresas que tiverem interesse em aproveitar esse benefício por seis meses. A ação acontece durante a Fispal Tecnologia, Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, de 27 a 30 de junho, no São Paulo Expo, na capital paulista. Na feira, haverá um espaço de 300 m2 destinado ao primeiro demonstrador da Indústria 4.0 para setor de A&B, com uma linha de produção real já alinhada aos ambientes da indústria 4.0.

No espaço do demonstrador, os visitantes interessados no programa terão a oportunidade de efetuar suas inscrições para participar do processo seletivo, que será realizado por especialistas do Instituto Mauá de Tecnologia.

Com essa ação, a Fispal Tecnologia e a Mauá, visam fomentar o setor, proporcionando as pequenas e médias indústrias a oportunidade de receber uma consultoria sem custos, além de mostrar a importância de estruturar o negócio para crescimento da lucratividade e da melhoria no processo produtivo.

As indústrias selecionadas terão acesso a um plano de melhorias de processo e de produto, que visa ao aumento de produtividade e competitividade.  O programa é dividido em duas fases.

A primeira ocorrerá durante os três dias da feira, no ponto de atendimento do Instituto Mauá de Tecnologia. Os representantes das empresas interessadas poderão preencher um questionário que será submetido à avaliação técnica pelos profissionais da Mauá.

A segunda fase terá início após o evento, no Instituto Mauá de Tecnologia, no Campus de São Caetano do Sul. As três empresas selecionadas participarão de um workshop para desenvolver atividades práticas com propostas de cronograma de implementação dos projetos de melhorias das plantas.

Nos seis meses seguintes, receberão visitas mensais de professores da Mauá, que acompanharão de perto o desenvolvimento dos projetos e possíveis ajustes. No final do período, um relatório conclusivo será encaminhado à Informa Exhibitions.

Além dessa oportunidade, as indústrias também poderão interagir com sistemas para identificar quantos estágios faltam para chegar à indústria 4.0.

 

O Simulador da Indústria 4.0

 

Localizado numa área de 300m², o espaço possibilitará que os visitantes se encontrem dentro de uma linha de produção, quando se explanarão as tecnologias aplicadas aos processos produtivos de um ambiente da Indústria 4.0. O demonstrador promoverá uma inédita experiência de acompanhar uma futurística linha de produção, que entregará um produto customizado.

“Os visitantes da Fispal Tecnologia terão a oportunidade de acompanhar de perto uma fábrica totalmente automatizada, que entregará um produto exclusivo, conforme as preferências do consumidor. É uma antecipação do futuro da indústria mundial, cada vez mais atenta às necessidades de seus clientes”, explica Clélia Iwaki, diretora da Fispal Tecnologia.

O Coordenador do curso de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia, prof. Antonio Cabral, reforça a importância de mostrar cada vez mais o que é a Indústria 4.0. “A Manufatura Avançada, também conhecida por indústria 4.0, está atualmente no centro do debate mundial sobre produtividade e inovação dos meios de produção”, comenta.

O pioneiro demonstrador da Indústria 4.0 para o setor de Alimentos e Bebidas tem como patrocinadores na categoria Diamante as empresas ABB, OMRON, Perfor e Schneider Eletric; na categoria Ouro Alphaquip, Furnax, Phoenix Contact, Rockwell Automotive, Siemens, Thermo Fisher e TOTVS; na categoria Prata a empresa Multivac e, na categoria Bronze, Beckhoff, Bonfiglioli, Burkert, Cobra  Correntes, Dohler, Magnoflux, Sick , Cargomax na Categoria Bronze, Comprint e São Rafael.

Indústria 4.0 no Fórum Fispal Tecnologia

Simultaneamente à Feira,  em 27 e 28 de junho, ocorrerá o Fórum Fispal Tecnologia, que contará com a presença de grandes profissionais do segmento em palestras, estudos de caso e debates que abordarão a melhoria na gestão Industrial e o aumento de produtividade. A Indústria 4.0 também receberá destaque na programação, com uma série de apresentações sobre o tema.

O maior encontro do setor das indústrias de Alimentos e Bebidas da América Latina contará com a participação de mais de 440 expositores, que apresentarão novidades, tendências e soluções em máquinas para embalagem, marcação e codificação, embalagens, processos, equipamentos e acessórios, automação e logística.