Não é novidade dizer que as pequenas e médias indústrias têm exercido um papel fundamental para a retomada da atividade econômica do Brasil, mesmo diante de um ambiente com dificuldades estruturais de acesso ao crédito e à tecnologia. Diante disso, a 34ª Fispal Tecnologia tem apresentado uma série de soluções tecnológicas pensadas especificamente para as PME’s e apresentadas por mais de 70 expositores até sexta-feira, 29 de junho, no São Paulo Expo.

Confira, a seguir, algumas das novidades:

Máquina envasadora, seladora, datadora e aplicadora de tampas

Entre as tecnologias apresentadas na feira está a máquina envasadora, seladora, datadora e aplicadora de tampas para potes e copos da DMOM Máquinas. O equipamento possui capacidade para envasar até 650 potes por hora, podendo ser utilizado para diversos produtos, como manteiga, requeijão, açaí, pasta de amendoim, entre outros.

A solução é indicada para atender empresas que buscam mais eficiência e agilidade para a produção.

 

Linha de extração multifruta

Apresentada pela Tropical Food Machinery, a linha de extração multifruta é projetada para as empresas que desejam uma solução de processamento de sucos e polpas integrais.

Com capacidade de extrair suco de até 1.500 kg de fruta por hora, a linha é composta por três módulos básicos – lavagem, extração da polpa e envase do produto, com sistema asséptico ou congelado. Além disso, possibilita o processamento de diferentes tipos de frutas, com simples ajustes de configuração, sendo ideal para pequenos volumes de produção.

A linha apresenta, também, baixo custo de manutenção e investimento inicial baixo.

Envasadora de copos de água mineral, suco e água de coco 

O lançamento da Bramak envasa, sela automaticamente copos de 200ml e 300ml, além de promover o deslocamento  da embalagem em quatro linhas e a esterilização da embalagem através de raios UV, fazer a dosagem com 12 bicos simultâneos e a extração automática de quatro copos por vez. “Trata-se de uma máquina linear com capacidade de produção de 6.000 unidades por hora. É um modelo novo, único no Brasil, com tecnologia alemã e confeccionado aqui no Brasil”, afirma Vanderlei Costa de Carvalho, diretor industrial da Bramak.

Extrusora para biscoito de polvilho

Indicada para a fabricação de biscoito de polvilho, a extrusora apresentada pela Ariete nesta edição da Fispal Tecnologia “possui uma gaveta que permite a produção tanto do biscoito de polvilho comprido quanto o redondo. A sua vantagem é que ela pode ser utilizada nas empresas que já possuem uma linha de produção. E, por ser também intercambiável, basta programá-la para produzir outro tipo de biscoito, sem ser o amanteigado e o laminado”, explica Renato Bueno Costa, engenheiro mecânico da Ariete.