O cardápio de sorveteria sempre atraente e variado é essencial para que o seu negócio se destaque e ganhe a preferência dos clientes na sua região de atuação.
São os itens do cardápio que garantem que uma sorveteria seja um grande sucesso.
É por isso que você precisa buscar meios para sempre variar os quitutes servidos e conquistar mais lucros para o seu estabelecimento.
3 dicas para ampliar e trazer mais variedade para o cardápio de sorveteria
Conversamos com a Priscila Rodrigues, que desde 2015 está à frente da La Kombita Sorvetes, empreendimento que começou como um food truck de paletas.
Hoje, o negócio atende por delivery agendado, vendendo diversas opções de sorvetes com pouco açúcar, sem gorduras e corantes, em potes de 1 litro, em São Paulo, Osasco e Guarulhos.
Ela compartilhou uma série de dicas interessantes para você variar o cardápio da sorveteria. Confira!
1. Conheça o seu público-alvo
“O mais importante é conhecer o público-alvo do negócio. Quem é o seu cliente? Criança, idoso, mulher, LGBT…? E qual é o gosto desse público? São essas perguntas que devem ser respondidas”, diz Rodrigues.
De acordo com a empresária, o cardápio de sorveteria deve ser montado a partir dos gostos de seu público. “Uma simples enquete no Instagram pode ajudar muito”, orienta.
Além do gosto, de acordo com Rodrigues, a quantidade de dinheiro que os clientes estão dispostos a gastar em uma sorveteria também deve ser considerada.
“Não adianta montar uma gelateria incrível e investir em insumos importados se o seu público não tem poder aquisitivo para consumir um produto mais caro”, explica a proprietária da Kombita Sorvetes.
2. Fique de olho nos modismos
Vira e mexe, um novo modismo aparece no mercado de sorvetes. É o caso das paletas mexicanas, do frozen yogurt, do açaí e mais recentemente do plant based, por exemplo.
Para Rodrigues, as tendências do momento devem ser sempre aproveitadas. “As pessoas adoram novidades! O modismo deve ser aproveitado ao máximo, mas é fundamental saber o momento em que ele passa e outra moda surge”, explica.
Ou seja, o cardápio de sorveteria não precisa ser sempre o mesmo. Todos os anos você pode atualizá-lo, de acordo com os modismos dos últimos meses.
3. Invista em itens que vão além do sorvete
Apesar do sorvete poder ser consumido o ano todo, sabemos que há uma tendência de aumento das vendas no verão e queda nas estações mais frias do ano.
Nesse sentido, para não ter lucros apenas em uma época sazonal, Rodrigues orienta os empreendedores a criarem um cardápio de sorveteria mais diversificado.
Em suas palavras: “É fundamental ter criatividade e investir em equipamentos para a produção de outros produtos mais atraentes para os dias frios, como churros, crepes, tortas, doces e sorvetes com sabores menos refrescantes”.
Ao contar com um cardápio de sorveteria moderno e diversificado, o seu negócio se destacará perante à concorrência. Além disso, terá muito mais potencial de lucro, tendo em vista que você poderá comercializar produtos em todos os meses do ano.