Não é de hoje que as embalagens têm se transformado em plataformas importantes de diálogo e interação das marcas com seus consumidores, sobretudo com o auxílio da tecnologia da impressão digital, que tem se mostrado uma grande aliada para a viabilização dessa nova forma de fazer marketing adotada pelas empresas.

Nesta terça-feira, 26 de junho, o 9º Fórum Latino-Americano de Embalagens Plásticas Flexíveis, realizado nesta edição da Fispal Tecnologia, trouxe o tema para a discussão, apresentando cases de sucesso do mercado. No Brasil, um dos principais exemplos desse tipo de comunicação foi a ação coordenada pela agência de publicidade Lew’Lara\TBWA, promovida para a marca Café Pele, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, na qual cinco mil pacotes do café em pó foram embalados a vácuo com a capa do jornal do dia e levadas para a gôndola de supermercados de São Paulo (SP). A proposta da ação era evidenciar a lógica de que o “produto é fresco e embalado todos os dias.

Embalagem do Café Pelé impressa com a capa do jornal O Estado de S. Paulo

“Enquanto o jornal rodava, a embalagem do Café Pelé também era produzida”, ressaltou Felipe Toledo, da Camargo Cia de Embalagens, durante sua apresentação no fórum.

Outro case que remete ao Brasil e tem como base a impressão digital é o “Álbum de Família”, da Tang, em que os consumidores da marca foram convidados a mandar fotos de momentos especiais para estamparem as embalagens.

Essas como essas mostram que “a impressão digital é uma alternativa viável para aumentar o envolvimento do consumidor e inovar, produzindo versões especiais de embalagens, de acordo com o perfil de cada consumidor. A tecnologia está aí para isso, possibilitando, inclusive, a impressão da frente e do verso das embalagens da comunicação que a marca deseja passar”, concluiu Marcus Vinícius R. Correa, da HP.