Uma pesquisa realizada pela empresa americana Technomic, revelou que 65% dos consumidores esperam que os restaurantes e os estabelecimentos comerciais ofereçam wi-fi sem nenhum custo. No entanto, você sabe como oferecer wi-fi em restaurante?
Neste post, você vai aprender que há algumas vantagens de oferecer o wi-fi. Também vai saber que a conexão à internet não é apenas uma conveniência, mas uma oportunidade de entender o consumidor. Quer ficar por dentro desse assunto? Então, continue a leitura!
Como oferecer wi-fi em restaurante
Segundo o professor da Faculdade de Administração da FAAP, José Sarkis Arakelian, foi-se o tempo que oferecer wi-fi era diferencial ou considerado um luxo dos estabelecimentos.
“A oferta do wi-fi é praticamente um pré-requisito, pois não faltam estudos que comprovam o quanto as pessoas acessam os smartphones – mesmo durante as refeições ou mesmo acompanhadas – e o acesso a internet passa então a ser algo esperado, sendo consequentemente sua falta entendida como aspecto negativo do ambiente”, afirma o professor.
Mas, então, como oferecer wi-fi em restaurante? Na opinião de Arakelian, naturalmente quanto mais se fica em um ambiente, mais aumenta a oportunidade e a janela de consumo no estabelecimento.
“O wi-fi deixa de ser uma simples conveniência e passa a funcionar como apelo ao retorno e argumento para conquistar novos clientes”, ressalta.
No entanto, para oferecer o wi-fi, o empreendedor deverá:
Ter um bom roteador
Se você deseja saber como oferecer wi-fi em restaurante, tenha um bom roteador. Para isso, compre aparelhos de marcas conhecidas. Pesquise na internet, vale até fazer uma busca no site Reclame Aqui para ver se há alguma reclamação sobre o aparelho escolhido.
Escolher a operadora ideal
Escolher uma operadora de internet que ofereça um serviço de qualidade é o segundo passo para você saber como oferecer wi-fi em restaurante. Se na sua cidade você tem a possibilidade de escolher a prestadora de serviços, faça uma pesquisa entre os usuários e veja aquela que não tem muitas reclamações.
Oferecer a internet com boa velocidade
Não dá para deixar o cliente irritado na hora da refeição, não é verdade? Por isso, quando oferecer o serviço de wi-fi, preste atenção na velocidade da internet. Muitos clientes podem usar o horário do almoço para ler um e-mail ou mandar uma mensagem. Por isso, ofereça acesso rápido a rede.
Contar com técnicos para assistência
Ao instalar o serviço de wi-fi no seu restaurante, escolha uma prestadora que ofereça assistência técnica 24 horas. Caso sua internet caia ou tenha algum problema com a velocidade, você não irá precisar cancelar o acesso dos clientes durante o dia para que os técnicos façam reparos, não é verdade? Por isso, a importância da assistência técnica.
Quais as vantagens de oferecer o wi-fi no restaurante?
Aumenta os seguidores do seu restaurante
De acordo com Arakelian, o wi-fi aumenta o número de seguidores na página do restaurante. “Isso possibilita uma comunicação mais direta entre a marca e seus consumidores, criando engajamento e aspecto de pertencimento e proximidade com a marca”, enfatiza o professor.
Estimula a interação e as ações
Arakelian afirma que o estímulo a interação e as ações com a página como check-in e citações gera tráfego orgânico, forma de comunicação que deve ser altamente estimulada pelo empresário.
Identifica e acompanha os consumidores
Segundo o professor, uma vez acessando e se registrando no sistema, é possível desenvolver um meio de acompanhamento para saber quanto tempo o consumidor permaneceu no ambiente ou com que frequência o visitou. Isso permite conhecer melhor o consumidor que frequenta a casa.
Oferece uma vantagem competitiva
Muitas pessoas adoram a palavra “gratuito”. Portanto, oferecer o wi-fi gratuito pode ser um fator decisivo entre escolher um restaurante ao invés de outro, já que as pessoas tendam apreciar extras complementares.
Promove seu restaurante
A geração do Instagram adora tirar fotos de suas comidas, com seus amigos e fazer check-in em lugares no Facebook. Tudo isso é uma promoção gratuita para o seu restaurante. Com certeza, você vai querer que os consumidores divulguem sua empresa, não é mesmo? Portanto, faz sentido fornecer para seus clientes um meio e conectar a internet.