Um plano de negócios para restaurante é importante para qualquer empreendedor. Não importa se você ainda vai abrir o seu negócio ou se está há muito tempo no mercado.
Essa ferramenta é importante porque trata de um documento que descreverá todos os detalhes do seu empreendimento, desde sua abertura e seu desenvolvimento, contendo todas as etapas que você deve seguir para ter bons resultados com a empresa.
No entanto, você realmente sabe como pensar no plano de negócio para restaurante? Neste artigo, vamos ajudá-lo a entender o assunto. Você vai aprender o que é o plano de negócio, qual é a sua importância e como fazê-lo. Ficou interessado no tema? Acompanhe a leitura!
O que é o plano de negócio para restaurante?
De acordo com o coordenador dos cursos de Marketing, Técnico de Marketing e Gestão Comercial da Universidade Anhembi Morumbi, professor e doutor Moacir Bernardo, o plano de negócio é como um mapa que contribui para que as pessoas tenham um norte em seus empreendimentos.
Segundo o professor, para desenvolver este mapa é fundamental que haja um bom diagnóstico do ambiente, pois isto permitirá que o empreendedor faça opções mais ágeis, utilize atalhos, analise e usufrua de tendências e até evite eventuais problemas mercadológicos.
Qual é a importância do plano de negócio?
De acordo com Bernardo, o plano de negócio para restaurante é fundamental tanto para quem está começando um empreendimento quanto para quem está no mercado há mais tempo.
“Para as empresas consolidadas, o plano de negócio contribui aperfeiçoando os caminhos e as decisões tomadas anteriormente, e também ajuda a corrigir o curso na medida em que as novas “ondas” do mercado surgem”, afirma o professor.
Já para quem está começando, Bernardo diz que mesmo que não seja um plano de negócio formalizado e rico em detalhes, também é importante. Segundo ele, é melhor um mapa que pode ser aperfeiçoado do que o empreendedor ficar às cegas num mar de transformações macro e micro ambientais.
Como fazer um plano de negócio?
De acordo com Bernardo, existem inúmeros modelos para o desenvolvimento de um plano de negócios para restaurante. Segundo o professor, há modelos simples, como por exemplo, o Modelo Canvas e também o Modelo da Startup Enxuta.
“Ambos trazem apresentações gráficas mais fáceis de serem visualizadas e seguidas. Mas também existem modelos mais robustos que seguem por exemplo, a escola do posicionamento da qual Porter é um dos principais teóricos”, explica.
Segundo o professor, neste outro formato, apresenta-se um volume maior de informações que abrangem desde o diagnóstico mercadológico, cenários possíveis até projeções financeiras em detalhes.
Moacir explica ainda que atualmente, com as Startups e as inovações disruptivas, há quem questione os planos mais robustos, pois a dinâmica do mercado que se transforma a todo o momento, não permite que o plano de negócio para restaurante seja engessado e lento.
“A ordem do dia é utilizar os instrumentos mais ágeis que contribuem com o monitoramento, a análise e a tomada de decisão. Parafraseando o poeta, o modelo que possa ser realizado, tudo ao mesmo tempo agora”, finaliza.