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Automação em restaurantes: como fazer?

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É possível realizar automação em restaurantes de todos os tamanhos: saiba como dar o primeiro passo.

Ao contrário do que muitos proprietários de estabelecimentos pensam, pequenos negócios também podem investir na chamada automação em restaurantes. Afinal, são muitas as vantagens.

No post de hoje, portanto, vamos falar sobre esse tema e você vai descobrir como fazer para automatizar o seu restaurante. Tome nota!

Quais são as vantagens da automação em restaurantes?

Existem três grandes vantagens na automação em restaurantes:

  1. Aumenta o desempenho e a eficiência da operação, com mais controle e agilidade no atendimento, além de conquistar uma melhor receita de vendas e grande redução de custos.“A solução para restaurantes ainda ajuda a fazer toda a gestão financeira, de estoque e análise de indicadores, com a vantagem de ser tudo 100% na nuvem”, afirma Bruno Primati, diretor de Consumer da TOTVS, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de softwares para empresas.
  2. A viabilização de uma série de melhorias no estabelecimento.“Com a solução, ganha-se com agilidade, uma vez que todas as informações do pedido são enviadas para displays dentro da cozinha, garantindo mais rapidez e reduzindo as filas”, explica.
  3. Mobilidade para a gestão do negócio, que passa a ser on-line, e de onde estiver, o gestor tem acesso a informações de vendas em tempo real e por diversos dispositivos móveis. Nessa etapa, é fundamental contar com uma solução flexível e personalizável, para que a empresa tenha autonomia para criar os seus próprios relatórios e análises por dashboards ou dados. O resultado se consolida em informações financeiras completas e integradas de vendas, cadastros de produtos, controle de estoque, entre outros processos, que passam a ser controlados de forma eficiente.

Como começar o processo de automação?

Mesmo que você já esteja com seu estabelecimento aberto e funcionando a todo vapor, ainda assim é possível iniciar o processo de automação – até mesmo porque quando o negócio começa a crescer, fica difícil gerenciar todos os processos de forma manual.

Segundo Bruno Primati, deve-se começar com uma consultoria especializada para que se chegue a um projeto de implantação, com suas etapas.

“É possível elaborar um projeto personalizado para cada tipo de estabelecimento, estabelecendo fases para cada etapa do processo de implantação e solucionando as maiores dores dos proprietários dos estabelecimentos, como o PDV (Ponto de Venda), controles de estoque, pedidos de compras, financeiro, entre outros”, explica.

Mas será que é possível prever a duração da implantação de um sistema de automação em restaurantes? “Depende de alguns fatores, como a quantidade de PDV's, se possui pontos de lançamentos (comandas eletrônicas, cardápio digital), tamanho das equipes a serem treinadas, turnos de funcionamento. É possível, inclusive, realizar implantações remotas ou in-loco, dependendo do tamanho do projeto”, finaliza Bruno.

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