Quando falamos em Marketing Digital, automaticamente imaginamos diversos custos como: pagar por propagandas, agências de marketing, entre outros. Entretanto, antes deste processo, há alguns passos que podem ser feitos de forma gratuita para assim você fazer um bom marketing para o food service.

Portanto, neste post, listamos várias práticas de como fazer marketing para o food service de forma gratuita e paga. Ficou interessado em conhecer cada uma delas? Então, acompanhe!

Primeiros passos do marketing digital para negócios de alimentação 

1º Passo – Tenha um cadastro no Google Meu Negócio

Segundo o Diretor Executivo do Grupo International, Dhiego Campos, – o Google Meu Negócio é uma ferramenta fácil e grátis que ajudará na localização da empresa na internet. Ele é um ótimo passo para você começar o marketing para o food service.

“ A ferramenta leva em conta que a maioria das buscas por lugares é feita no Google. Com esse cadastro criado, automaticamente você aparece nas buscas, mostrando endereço, telefone, e-mail, reservas e contato”, explica o diretor.

2º Passo – Crie suas Redes Sociais

Segundo Dhiego, é importante que a empresa possua redes sociais e leve em conta que para criar sua FanPage (página empresarial no Facebook) ou Instagram, possibilita que as pessoas que frequentam o estabelecimento food service façam Check-in (marquem na rede social que esteve no estabelecimento).

“Isso é ótimo, pois se trata de propaganda espontânea (orgânica), que não tem custo! Divulga diretamente e com segurança seu estabelecimento para os amigos e seguidores de quem postou. Diga-se por passagem é sempre bom uma propaganda grátis”, enfatiza Campos.

Além disso, o diferencial das redes sociais em relação ao marketing para o food service é que você pode fazer divulgações sobre promoções e eventos promovidos no estabelecimento.

3º Passo – Faça seu cadastro em Sites de Localização e Avaliação

Alguns aplicativos como Yelp, Kekanto, Foursquare e TripAdvisor são indispensáveis para você que deseja fazer marketing para food service. Aqui você estimula o cliente a falar bem do seu estabelecimento.

De acordo com Dhiego, todas as mídias sociais são o famoso “boca a boca” que conhecemos. Além disso, uma ótima avaliação do seu negócio traz uma imagem positiva e consequentemente mais clientes para seu estabelecimento. Nesses sites, você também divulga promoções e ofertas, além desses aplicativos servirem como referência para turistas que estão na sua região.