O seu negócio está dando certo! Os lucros estão vindo e, pensando em ter ainda mais rendimento, você deseja fazer uma expansão de restaurante! Essa é uma realidade comum entre muitos empresários do setor gastronômico, tendo em vista o crescimento dessa área no Brasil.

Para você ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), há um crescimento de cerca de 10% por ano no ramo de alimentação, em nosso país. 

Esse cenário positivo é muito interessante para os empreendedores que querem ir mais além e fazer uma expansão de restaurante, abrindo novas unidades. Há ainda a possibilidade de variar o cardápio e atender a novos perfis de público. 

Veja, na sequência, algumas estratégias que devem ser seguidas para que você possa expandir o seu negócio corretamente!

Encontre o endereço adequado

Antes de abrir novas unidades, você precisa escolher o endereço mais adequado para elas. O consultor Jean Pontara explica que “a definição do melhor endereço começa quando o empreendedor tem a clareza de: público-alvo, tipo de alimentação, tipo de serviço, temática, expectativa de faturamento e outras definições”.

Ele também sugere que, depois de ter todas essas informações em mãos, o empreendedor crie um checklist, para a avaliação de pontos que possam ajudar na decisão.

Decida se você abrirá novas unidades ou diversificará a atual

A expansão de restaurante pode seguir por dois caminhos. No primeiro deles, são abertas novas unidades do estabelecimento, em outros locais. Pontara comenta que, nesse caso, “[…] é mais fácil ter ganhos de escala de matéria-prima, uma vez que se pode aproveitar a equipe de cozinha, o setor de compras, de administração e finanças etc”

O outro caminho é o da diversificação, quando o mesmo espaço é utilizado para atender públicos diferentes, em momentos diferentes. É o caso de uma hamburgueria que vende os sanduíches à noite, mas que pensa em servir buffet de almoço, de segunda a sexta, durante o dia.

Pontara explica que, nesse caso, o restaurante “[…] fica posicionado em momentos de consumo ou com públicos diferentes, decisão que pode beneficiar em situações de crise econômica”.

Atente para os elementos necessários para o sucesso na expansão de restaurante

Existem alguns elementos que são apontados por Pontara como essenciais para o sucesso em uma expansão de restaurante. São os seguintes:

  • Cenário econômico: não se pode aproveitar o plano de negócios de abertura da primeira casa, uma vez que mudanças econômicas acontecem a todo momento;

  • Público-alvo e proposta gastronômica da região: verifique se o local onde abrirá novas unidades têm uma quantidade significativa de pessoas que podem se tornar suas clientes;

  • Investimentos: tenha em mãos os recursos financeiros necessários para obras, suprimentos e capital de giro para a nova casa;

  • Mescla de times: forme uma equipe com pessoas que já conhecem o funcionamento do restaurante e funcionários novos. Assim, se garante a qualidade na nova filial.

Ao seguir essas dicas, apostamos que você terá êxito na expansão de restaurante. Afinal, se o seu negócio vai bem e você pretende levá-lo para outros locais, significa que ele proporciona uma boa experiência gastronômica para os clientes!