A publicidade digital para a indústria é uma poderosa ferramenta para atrair e fidelizar clientes. Afinal, ela permite segmentar públicos, monitorar feedbacks e mensurar resultados em tempo real. Com ela, ainda é possível otimizar os investimentos e entender melhor quem são os públicos de interesse da empresa.
Ainda está em dúvida de que a publicidade digital para a indústria pode levar o seu negócio a outro patamar? Então, não deixe de ler esse artigo e entender melhor sobre o tema!
Principais vantagens da publicidade digital para a indústria
“O marketing digital para o setor industrial pode ser chamado de marketing industrial ou B2B, ou seja, Business to Business. E, ao contrário do que acontece no marketing digital para empresas, o marketing industrial tem estratégias voltadas para outras empresas e não para o consumidor final”, esclarece Flávio Muniz, palestrante e especialista em Marketing Digital e SEO.
De acordo com o especialista, apesar de a publicidade digital estar sendo cada vez mais utilizada e reconhecida como importante, boa parte do setor industrial ainda não aderiu a esse tipo de estratégia: “um dos benefícios de aderir ao marketing digital é o fortalecimento da marca, mesmo que a empresa já tenha uma marca consolidada. A marca deve dominar todos os ambientes e o virtual é um deles”.
Muniz ainda ressalta o fato de que uma boa estratégia de publicidade digital para a indústria tem o potencial de elevar o seu lucro. Afinal, ela aumenta as chances de potenciais clientes encontrarem a empresa na internet e, assim, contratar serviços ou comprar mercadorias.
“Outros benefícios são o conhecimento de quem é o público-alvo, captação de distribuidores e pontos de venda, melhor interpretação do mercado para adequação e aproximação com o consumidor final, além da melhora na comunicação e relacionamento entre indústria e clientes por meio das plataformas digitais”.
Por onde começar a atuar no universo digital?
Muniz recomenda para quem deseja apostar na publicidade digital para a indústria que comece pelo entendimento do público-alvo, ou “persona”, como o conceito é tratado no marketing digital:
“A indústria precisa saber quem é a persona e quais as necessidades dela. Através de ferramentas e pesquisas, é possível ter essas informações para começar a produzir conteúdo específico destinado a satisfazer essa persona”, destaca.
Depois, o especialista alerta para a importância de ter um site e presença nas redes sociais: “as redes sociais devem ser escolhidas de acordo com a persona definida pela empresa. Se o público não usa o Instagram, por exemplo, é melhor investir em outra rede”.
Independentemente do perfil do seu negócio, no entanto, ter um bom site é fundamental para começar qualquer estratégia de marketing digital.
Ele deve ter todos os meios de contato com a empresa, como e-mail e telefones. Pode ser adicionado ao site um chat para atendimento, espaço com dúvidas frequentes e espaço para fazer cotações e orçamentos – isso vai facilitar muito a comunicação das empresas com as indústrias.
Dicas para levar o seu marketing digital a outro nível
Por fim, Muniz dá algumas dicas para levar a publicidade digital para a indústria a outro nível. A primeira delas está relacionada à criação de um blog para publicar e difundir conteúdo de qualidade: “além dos posts do blog, conteúdos em forma de textos, guias, manuais e e-books também são materiais que agradam o usuário. Isso funciona não só com a indústria de alimentos e bebidas, mas com todos os ramos”.
Também é fundamental que o site da sua empresa esteja posicionado nas primeiras posições do Google. Assim, a indústria consegue um volume de acessos maior de clientes qualificados. “Aplicar técnicas de SEO é fundamental para performar, estar à frente da concorrência no buscador, e o melhor, receber novas oportunidades de negócio porque o cliente está simplesmente buscando o que a indústria oferece”, conclui Muniz.