Recentemente a Companhia Cacique de cafés – que produz o Café Pelé – desenvolveu uma ação de marketing diferente. Coordenada pela agência de publicidade Lew’Lara\TBWA, cinco mil pacotes da marca de café em pó foram embalados a vácuo com a capa do jornal O Estado de S. Paulo e levadas para a gôndola de supermercados de São Paulo (SP). Para comprovar que as notícias reproduzidas na embalagem eram as mesmas do jornal daquele dia, edições impressas do periódico foram colocadas próximas as prateleiras.

A proposta da ação “Capa Pack” era contradizer o conceito de gourmetização – de que cafés de qualidade só podem ser encontrados fora de casa – e que é possível encontrar um bom produto nos supermercados, seguindo a lógica de que o “produto é fresco e embalado todos os dias”.

Segundo Rodrigo França, diretor de marketing da Cacique, “a embalagem, por ser a vácuo, garante o frescor do café por mais tempo”.

Para a operação acontecer, foi necessário correr contra o tempo. Assim que a edição do jornal foi fechada, a capa foi enviada para o designer criar a nova embalagem. Em poucas horas, os produtos já estavam a caminho das redes de supermercados paulistanos.