Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O que o SAFe® 6.0 nos diz sobre os desafios da agilidade? Menos tecnologia e mais método

Article-O que o SAFe® 6.0 nos diz sobre os desafios da agilidade? Menos tecnologia e mais método

metodos ageis.jpg
A agilidade tem se consagrado como a base metodológica para suportar a crescente exigência por mudanças e inovações. Veja em detalhes neste artigo de Carolina Abrantes os avanços do uso do Scaled Agile Framework (SAFe®) como framework empresarial para escalada da agilidade.

Acontecimentos recentes continuam a pressionar as organizações ao redor do mundo. Pandemia, conflitos políticos, desafios da cadeia de suprimentos global, reduções de investimentos em startups e instabilidades econômicas nos colocam em uma posição na qual precisamos ser ainda mais criteriosos nos investimentos e projetos feitos. 

Acompanhando dezenas de projetos e equipes de tecnologia todos os meses, tenho reforçado minha percepção de que o sucesso de projetos disruptivos depende menos do domínio da tecnologia e mais de metodologias e da capacidade de interação e organização das equipes envolvidas. 

A agilidade tem se consagrado como a base metodológica para suportar a crescente exigência por mudanças e inovações. O “Annual State of Agile Report” de 2022 mostra um importante avanço do uso do Scaled Agile Framework (SAFe®) como framework empresarial para escalada da agilidade - de 37% em 2021 para 53% em 2022. 

O SAFe® é um complexo framework que oferece às organizações uma série de métodos e ferramentas para uso da agilidade de forma escalada, desde a concepção estratégica até o dia a dia operacional.  

Fonte: https://scaledagileframework.com/safe/ SAFe® lança sua nova versão 6.0

SAFe® 6.0: principais mudanças

Neste primeiro trimestre de 2023, o SAFe® lançou sua nova versão 6.0. Nela, importantes atualizações aprofundam ainda mais métodos e ferramentas para que as empresas consigam se manter em constante mudança dentro de um nível de risco aceitável. Também foram reforçadas competências essenciais para aproveitar oportunidades disruptivas, tornando as empresas ainda mais resilientes. 

 Abaixo, listo os temas que abarcaram as principais mudanças no framework: 

  1. Fortalecimento das bases para a agilidade do negócio; 
  1. Empoderamento dos times e clareza de responsabilidades; 
  1. Aceleração do fluxo de valor; 
  1. Aprimoramento da agilidade do negócio com o SAFe® permeando toda a empresa; 
  1. Construindo o futuro com Inteligência Artificial, Big Data e tecnologias em nuvem; 
  1. Entregando melhores resultados métricas e OKR. 

Essas mudanças são a resposta a dezenas de feedbacks e lições aprendidas de empresas ao redor de todo o mundo que estão em busca de melhores patamares de performance a partir do uso de métodos ágeis. Dessa forma, podemos interpretar esses os pontos nos quais as empresas têm encontrado maiores dificuldades na jornada do uso da agilidade. 

O único ponto que destaca a tecnologia em si reforça que o uso combinado de tecnologias em nuvem, Inteligência Artificial e Big Data está transformando o desenvolvimento de produtos. As empresas que conseguirem incorporá-las em seus fluxos de valor poderão atingir vantagens significativas.  

Essas tecnologias têm o potencial de aumentar exponencialmente o alcance, a velocidade e a acurácia de recomendações, previsões e interações dos produtos desenvolvidos. No entanto, os desafios encontrados para entregar os projetos são inúmeros, mesmo com o uso da agilidade. Nesse sentido, a atualização constante dos métodos e frameworks e o uso de tecnologias avançadas se tornam um conjunto essencial. 

Muitas empresas que estão adotando métodos ágeis acreditam que essa jornada tem um fim (ou quase) ao conseguirem rodar suas primeiras sprints. Mas, como em qualquer operação, com o tempo as mudanças externas criam necessidades de mudanças internas.  

Parafraseando Heraclitus, filósofo grego, a única constante na vida é a mudança. É importante se manter em constante adaptação e evolução metodológica como o próprio SAFe® tem feito. 

 E você, já pensou qual o próximo patamar da agilidade na sua organização? 

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar