O White Diamond® é uma tecnologia patenteada pela multinacional alemã Döhler, de origem mineral, que é uma inovadora alternativa para o dióxido de titânio de forma segura e com excelente performance em diversas aplicações. 

Para falar um pouco mais sobre essa solução tão essencial no momento atual, em que a permissão do uso do dióxido de titânio em alimentos e bebidas tem sido revista em diversos países europeus, entrevistamos o Head de Marketing & Business Units NPI, Norbert Goldberg. 

Vamos conferir a conversa completa na íntegra? Venha conosco! 

O que é o dióxido de titânio e quais inseguranças ele traz? 

Norbert Goldberg: O dióxido de titânio é um aditivo em pó muito utilizado como corante alimentar para cor branca, com a função principal de tornar os produtos visualmente mais atraentes. 

Ele é utilizado frequentemente em produtos como sucos e bebidas em pó (para dar turbidez), doces, sorvetes, coberturas, recheios e produtos de confeitaria. Além da indústria de alimentos, outras também costumam utilizar o dióxido de titânio — como a de cosméticos.

Por muito tempo, esse aditivo foi considerado seguro para alimentos e bebidas, mas estudos recentes mostraram que suas partículas podem se acumular no corpo humano. 

Segundo a Agência de Segurança de Alimentos da Comunidade Europeia (EFSA, 2021), o dióxido de titânio contém até 50% das partículas em escala nanométrica, o que deixa os consumidores expostos a riscos de genotoxicidade, na qual componentes químicos podem danificar as células do organismo e gerar mutações ou alterações em seu DNA. Dessa maneira, isso pode levar ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer e outras doenças.

Desde 2016, a EFSA vem alertando sobre a necessidade de mais estudos com relação ao TiO2 (dióxido de titânio) e, na França, esse aditivo já está 100% proibido. Após essas movimentações, acreditamos que, em breve, essa proibição deve acontecer em toda Europa. 

Com esse movimento global cada vez mais expressivo, como o Brasil segue as tendências legais de órgãos internacionais, a probabilidade dessa proibição acontecer por aqui também é alta. 

Por isso, a indústria tem que estar sempre atualizada e buscando novas soluções para o mercado — além da atenção do consumidor se voltar mais para o tema de segurança alimentar.

Como surgiu o White Diamond e quais são as suas vantagens?

NG: White Diamond® é um ingrediente natural, que confere cor branca para drageados, recheios, coberturas e turbidez em bebidas em pó. Já tivemos aplicações muito bacanas em alternativas cárneas e lácteas — o que torna uma ótima opção para produtos à base de plantas.

É um ingrediente fácil de ser incorporado como substituto, não sofrendo interferência em combinação com outros aditivos na formulação. 

Definitivamente, a melhor alternativa para rótulos mais limpos é o que chamamos de “friendly label”; removendo do rótulo um aditivo com nome tão negativo aos consumidores, como “dióxido de titânio”, por exemplo.

O White Diamond®, além de garantir a abordagem como cor natural, trazendo um impacto muito positivo ao produto em que a tecnologia é utilizada, também confere aporte de cálcio com seu uso em determinadas dosagens ou em combinação com outras fontes de cálcio agregando relevantes benefícios nutricionais em diferentes alimentos, bebidas e suplementos. 

Além disso, essa tecnologia exclusiva Döhler é totalmente diferente das demais opções já existentes no mercado.

Em que tipos de produtos o White Diamond pode ser utilizado?

NG: O White Diamond® tem uma entrega em pó e é muito versátil. Ele pode ser utilizado em:

  • sucos em pó;
  • recheios;
  • drageados (que exigem muitas vezes a cor branca para ganhar outra cor depois);
  • coberturas;
  • suplementos;
  • opções cárneas e lácteas à base de plantas;
  • e muitas outras.

Além do aspecto visual, é muito importante na indústria de alimentos que os ingredientes ou aditivos que utilizamos para dar cor tenham um sabor neutro e sejam estáveis a variações de pH e temperatura. 

A solução ideal é aquela que, além de garantir a coloração ideal, não apresenta sabor residual desagradável. O White Diamond® é facilmente incorporado às receitas, como alternativa ao dióxido de titânio, ou mesmo com novos objetivos, pois não interfere em outros aditivos ou ingredientes.

O que os fabricantes precisam saber sobre o White Diamond?

NG: O White Diamond® é uma tecnologia da qual temos muito orgulho por ser uma opção inovadora, totalmente segura e tão orientada para o cenário atual de alimentos e bebidas, que pede ingredientes naturais, com característica clean label, versáteis e estáveis. 

Fizemos um estudo com diversas outras alternativas, inclusive com o dióxido de titânio, tomando como base as categorias: naturalidade, aplicabilidade, estabilidade, cost in use, imagem pública e regulatórios. O White Diamond® teve um average rating superior a todas as outras opções.

Como a Döhler enxerga essa questão relacionada ao dióxido de titânio e que outras ações podem ser tomadas nesse sentido?

NG: Vemos que a segurança alimentar é algo primordial em nossa indústria. A tecnologia existe para dar vida às inovações, e é isso que fazemos diariamente. 

Por isso, acreditamos na importância de nos movimentarmos de forma ágil e antecipada para contribuir com a evolução do ecossistema que fazemos parte, Alimentos e Bebidas.

Vemos que as barreiras ao TiO2 seguirão crescendo; é um movimento que não tem retorno, principalmente após seu banimento pela França e as crescentes influências de discussões sobre o tema nos mais importantes grupos regulatórios, científicos etc. 

Então, acreditamos que seja questão de tempo e adaptação para que, num curto período, países, como o Brasil (que possuem regras rígidas para qualidade dos produtos que consumimos), adotem um processo de descontinuação do uso desse aditivo em nossos produtos.

Neste contexto, a ação mais importante que podemos tomar é oferecer alternativas ao mercado para que ele, rapidamente, possa se adaptar a essa transição e que o impacto de custo seja mínimo ou até neutro. 

No entanto, para que isso funcione, e os alimentos sejam otimizados, essas soluções precisam estar disponíveis muito antes da mudança. 

Para isso, empresas como a Döhler estão sempre atentas ao que acontece no mundo devido a nossa conexão global e a presença de nossos produtos em mais de 130 países, fazendo com que a troca de conhecimento seja ampla e que a nossa antecipação a tendências e mudanças regulatórias aconteçam em seu processo embrionário.

Quer entender mais do assunto? Acesse o site da Döhler e saiba mais!