Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Fispal Tecnologia

Portas rápidas protegem o ambiente industrial e economizam energia

Article-Portas rápidas protegem o ambiente industrial e economizam energia

Portas rápidas protegem o ambiente industrial e economizam energia.png
Exibidos na Fispal Tecnologia, peças são retráteis e velozes, feitas sob medida para ajudar o segmento a manter refrigerados todo o processo produtivo na indústria de chocolates, laticínios ou frigoríficos

O constante abre-e-fecha de portas é um gargalo complexo para empresas alimentícias que trabalham com produtos perecíveis refrigerados. Nesses pontos de contato, passam pessoas, insumos, mas também insetos, pequenos animais e poeira, que interferem no processo produtivo.

Da área das docas, na qual a companhia recebe os insumos, até a porta de saída, área comandada pela logística de entrega, o processo produtivo precisa de vedação nas indústrias, como laticínios, fábricas de chocolates e frigoríficos.

Para isso, a solução está em portas rápidas que prometem diminuir a troca de temperatura quando acionadas, assegurando proteção, menor consumo de energia e refrigeração perfeita do ambiente. Produzidas em materiais como mantas elastoméricas, elas são retráteis, além de abrir e fechar automaticamente em grande velocidade.

Inovadoor_Fispal.png“Nossa porta modelo 618 tem 19mm de espessura e é ideal para área de congelados, túnel de congelamento etc.”, explica Natasha Crosewski, Gerente Comercial da Inovadoor. “Ela auxilia muito na eficiência energética, pois evita a entrada de massa úmida, o que permite até 20% de redução no consumo de energia.”

A empresa também apresentou na Fispal Tecnologia um outro produto que é ideal para evitar aberturas no processo produtivo, entre outros, de empresas de grãos.

“Nossos clientes nos procuraram solicitando uma vedação de entrada que não permitisse a passagem nem de insetos”, afirma Natasha. “Uma empresa de grãos, precisava vedar as portas do caminhão na doca de descarregamento e chegada das sacas, pois aves entravam, tentando se alimentar”.

A manta elastomérica se ajusta à porta do caminhão e tudo é descarregado sem contato com o ambiente externo.

Elenice Fernandes, da área de Vendas Técnicas da Rayflex, trouxe a novidade de uma porta rápida integrada com saída de emergência, para vedar, quando se deve, e para sair, quando se precisa.

Rayflex.jpegEsta porta é retrátil, como a da concorrência, mas, em caso de necessidade de evacuação rápida do ambiente interno, ela funciona também como uma porta de emergência, bastando apenas que se empurre no sentido externo para abri-la.

“Com ela, resolvemos uma exigência de segurança solicitada pelos bombeiros, que pedem uma área de escape”, comenta Elenice. “Com forma de ‘T’, ela é uma saída de emergência integrada à lona da porta, já que não é permitido pelas regras de segurança aglomerar pessoas em ambiente totalmente isolado.”

Disponíveis em qualquer cor e feitas sob medida, a Rayflex tem, em seu portfólio, clientes, como Nestlé, Cacau Show, Vigor e Ambev.

“Também fabricamos niveladores de docas que trabalham integrado com a porta”. Este nivelador é uma espécie de tablado que se ajusta, subindo e descendo, quando o descarregamento é feito em diferentes alturas, por exemplo, quando o produto sai de um caminhão ou de uma van, mais baixa. “Neste caso, a porta trabalha intertravada com o nivelador”, conclui Elenice.

Quer ficar por dentro das principais tendências de eficiência e sustentabilidade? Baixe GRÁTIS o e-book Fispal Tecnologia 2023 e confira!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar