Uma das novidades no setor de embalagens é a criação de um novo nicho: as embalagens inteligentes e ativas. Com foco no valor agregado do processo de inovação, os benefícios podem ser visualizados tanto na excelência operacional, quanto em foco no mercado.

Essa solução das embalagens inteligentes servirá tanto para as pequenas como, também, para as médias e grandes empresas, pois o foco está na melhoria da qualidade, pensando no cliente final.

 

Como a embalagem inteligente agrega mais valor ao produto?

 

Segundo Gabriela Ichimura, especialista em inovação do Sistema Firjan, essa inovação permite que a embalagem de alimentos e bebidas forneça informações importantes e tornando-se um verdadeiro diferencial de mercado.

“A embalagem muda de cor quando um produto sofrer algum tipo de avaria ou dano, como oscilações de temperatura ou passar por um estresse mecânico como deformações, amassaduras ou abaulamento, e assim por diante”, diz.

 

Quais são as vantagens da embalagem inteligente?

 

Ichimura lista algumas grandes vantagens que impactam desde o processo produtivo até a interação com o consumidor final. “Com as novas embalagens inteligentes, será possível lidar melhor com os problemas da conservação adequada do alimento, possibilitando uma melhor logística em relação a ele e facilitando todo o processo de distribuição de alimentos e bebidas”.

A Indústria 4.0, especificamente no que diz respeito às embalagens inteligentes, surgiu para impactar e modificar a realidade de algumas empresas, possibilitando que essa mudança traga benefícios importantes, tanto para o consumidor como para elas.

Portanto, compreender as modificações da indústria, percebendo que os investimentos podem fazer grande diferença no longo prazo para a empresa é um diferencial, possibilitando o desenvolvimento da indústria, que estará de acordo com as novas tendências do mercado consumidor.

Neste vídeo, produzido pela Fispal Digital, é possível entender um pouco mais sobre o assunto. Inove as embalagens dos seus produtos e agregue ainda mais valor e proximidade com o consumidor.

macrotendencia-embalagem-fispal-tecnologia