Com o crescimento do mercado de home office, muitos cafés e restaurantes adotaram o coworking como prática dentro do seu ambiente. Os espaços são ideais para reuniões de trabalho ou grupo de estudos e oferecem mais do que atendimento de qualidade, menu diversificado e bons cafés.

Tais locais disponibilizam serviços como internet, tomadas nas mesas, ar condicionado, decoração com frases inspiradoras, jornais, revistas, entre outros elementos que tornam o ambiente agradável e trazem o clima de compromisso.

Essa pode ser uma alternativa rentável para quem deseja renovar a identidade da sua cafeteria, principalmente em centros urbanos. É o caso da Santo Grão, nos Jardins (São Paulo), que identificou a oportunidade de aumentar suas vendas ao focar no atendimento deste público.

“Sempre recebemos muitos profissionais de negócios em nossas unidades, mas nos últimos anos, principalmente, houve um crescimento muito grande desse público”, afirma Fernando Dourado, sócio e gerente comercial de cafés da marca. “O nosso principal desafio é ter integridade. Isso significa mais do que um bom atendimento, mais do que um espaço para reunir grupos e mais do que uma comida de qualidade, mas entregar um serviço completo que atenda os nossos clientes e a nós mesmos”, diz.

O estabelecimento criou seis blends desenvolvidos pelos profissionais da casa, com grãos do Sul de Minas, do Cerrado Mineiro e Mogiana (interior do estado de São Paulo), além de versões orgânica e descafeinada. “Além deles, o projeto Um Café Diferente traz microlotes de outras origens e características”, ele conta.



Ambientação e cardápio

Para trazer um ar de co-working para sua cafeteria, pensar na decoração é importante. Foi o que fez a Deltaexpresso Coffee Convenience Store, em São Paulo, que oferece um ambiente moderno, adequado tanto para compromissos formais até encontros mais descontraídos.

A casa apresenta uma seleção variada de cafés, como seus blends selecionados por especialistas nos melhores países produtores do grão. O cardápio também conta com opções de salgados e doces. “As novidades do cardápio normalmente giram em torno de produtos relacionados ao café. Assim, o menu é diversificado sem mudar seu protagonista”, comenta.

O cardápio também faz a diferença para o recebimento do cliente. No Espaço D Gastronomia, em São Paulo, ocardápio segue o conceito confort food e dispõe de uma seleção autoral de pratos principais, doces e bolos.

“Pensar no espaço para esse público significa dar suporte para equipamentos profissionais, como ter uma boa internet, tomadas em todas as mesas, ambiente agradável com plantas, luz natural e ar condicionado, opções de comidas e bebidas frias e quentes com atendimento ágil”, completa Denise Gelberg, chef e proprietária do restaurante.